A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM UM CONJUNTO DE PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA (1960-1980)
O Movimento da Matemática Moderna (MMM), como ficou internacionalmente conhecido, representou os esforços de renovação do ensino de Matemática que vinham sendo tema de debates desde o início do século XX. No Brasil, ele ganhou projeção, sobretudo em algumas capitais do país, nas décadas de 1960 e 1970, e pretendeu uma aproximação do Ensino Básico com o Ensino Superior. Para isso, contou com a articulação e o apoio de inúmeros professores e pesquisadores que, através de debates, da produção de materiais e de suas atuações como professores, contribuíram para a divulgação e disseminação dos ideais do MMM no interior do país. Pesquisas realizadas nos últimos anos têm procurado entender como se deu tal processo e suas implicações para o Ensino de Matemática e sua História. Visando contribuir para este atual e relevante debate, apresento, nesta tese, a síntese da pesquisa que desenvolvi nos últimos anos e que teve como objetivo central investigar historicamente de que maneira se deu o processo de recepção e de apropriação dos ideais do MMM em um conjunto de pequenas cidades do interior da Bahia entre os anos de 1960 e 1980. Em particular, considerei importante aprofundar-me nos impactos trazidos pelo MMM nas práticas docentes e na cultura escolar. Para isso, tomei como aporte teórico-metodológico conceitos advindos da História Cultural, conforme elaborado por Roger Chartier (2002b), em particular, os conceitos de representação e de apropriação. Também me serviu como referencial os trabalhos de André Chervel (1990) que trata do estudo da História das Disciplinas Escolares e de Dominique Julia (2001) sobre a Cultura Escolar. No que se refere às fontes, foram considerados documentos oficiais, materiais pedagógicos e didáticos além de entrevistas. As reflexões produzidas a partir da análise dessas fontes e da articulação dos referenciais foi possível identificar, entre outras coisas, que os livros didáticos tiveram um papel considerável no processo de recepção e apropriação, por parte os professores, das propostas do MMM.