PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA MARTILIANO MILENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA MARTILIANO MILENA
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Modo Remoto

A produção de textos escritos de ciências em inglês na universidade e a participação de estudantes não-nativos de língua inglesa em práticas epistêmicas

Nesta pesquisa, investigamos como estudantes universitários, falantes não nativos de língua inglesa, participam de práticas epistêmicas (PEs) ao escreverem textos científicos em inglês em um curso introdutório de ciências gerais, ministrado na perspectiva do EMI (English as a Medium of Instruction, ou Inglês como Meio de Instrução). Os objetivos do estudo são: (i) caracterizar as PEs desenvolvidas pelos alunos-autores para a elaboração de seus textos científicos; (ii) caracterizar as relações entre o uso da língua inglesa e processos de participação em PEs para a elaboração dos textos científicos; (iii) compreender a cultura de internacionalização da universidade onde ocorre a pesquisa; e, por fim, (iv) caracterizar como as relações entre o uso da língua inglesa e a participação dos estudantes em PEs para a elaboração de textos científicos em inglês refletem aspectos de perspectivas de internacionalização da universidade onde ocorre o estudo. Operando sob a lógica da Pesquisa Qualitativa, empregamos pressupostos da Pesquisa em Escrita para a análise dos textos científicos dos estudantes, e da Análise Documental para o exame de documentos institucionais que tratam da internacionalização da universidade em questão (Universidade Federal do ABC – UFABC). O corpus textual corresponde aos resumos expandidos elaborados em inglês pelos alunos que cursaram a disciplina Base Experimental das Ciências Naturais (BECN) em inglês em 2019, obrigatória para a formação no Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e na Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE), dois dos quatro programas interdisciplinares da UFABC. Os textos foram analisados quanto a seus movimentos retóricos (MRs), níveis epistêmicos (NEs), e situações de rupturas com o gênero científico tradicional (code-switching). Já os documentos oficiais que tratam da internacionalização da UFABC, a saber, seu Plano e Projeto Institucionais de Internacionalização, bem como o Edital nº.41/2017 da Capes (Programa CAPES-PrInt), foram submetidos à metodologia da Análise Documental, contemplando o exame de contexto, autoria, conceitos-chave, natureza e lógica interna dos textos. Dentre os principais resultados obtidos até o momento pela análise dos textos científicos, destacamos as relações estabelecidas entre (i) a presença de MRs e a PE de fornecer justificativas disciplinares específicas para asserções de conhecimento; (ii) a ausência de MRs e a concepção de ciências vigente naquele grupo; (iii) a distribuição dos NEs e a PE de construir uma explicação científica baseada em evidências e no raciocínio. A partir da análise interpretativa de code-switching, verificamos a existência de rupturas com o gênero científico tradicional, expressas, sobretudo, no emprego de linguagem informal, humor e criatividade. A análise intertextual de code-switching foi útil para a reflexão sobre práticas socioculturais adotadas pelo grupo. Não relacionamos as situações de code-switching a nenhuma PE específica, mas às práticas da comunidade em questão, com destaque para o papel do professor da turma na constituição da identidade dos estudantes-autores e da presença de outros elementos culturais influenciando sua escrita em inglês (p.ex.: cultura pop). Finalmente, por meio da reflexão sobre os processos de raciocínio científico dos alunos-autores, identificamos pistas de sua participação em PEs de proposição, comunicação, avaliação e legitimação de asserções de conhecimento. Apesar de algumas limitações, nossos resultados demonstram que uma análise multidimensional da produção escrita de estudantes (considerando MRs, NEs, code-switching e PEs) tem potencial para nos levar a compreender as práticas socioculturais da comunidade no interior da qual os textos se originaram. A investigação dos documentos institucionais conduzida até o momento indica que o movimento de internacionalizar a UFABC parte de sua gestão, e é responsivo a uma conjuntura histórica em que todas as universidades do país estão sendo conduzidas pelo MEC a trilhar esse caminho. A adoção da língua inglesa pela comunidade acadêmica é um dos pilares da internacionalização da UFABC e das demais instituições de ensino superior brasileiras. Neste momento do estudo, consideramos que os maiores avanços se inserem nos objetivos (i) e (iii) da pesquisa, com algum vislumbre de respostas para o objetivo (ii).

Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA HELENA SASSERON ROBERTO - FEUSP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARÍLIA MENDES FERREIRA