Ensino de física por projetos - competições envolvendo batalhas de robôs
É notório que o ensino básico no Brasil, em particular o ensino de física, apresenta problemas graves. Há inúmeras questões, dentre as quais podemos apontar as metodologias de ensino de física baseadas em aulas tradicionais. São predominantemente teóricas e abstratas, de forma que os alunos não conseguem associar o conteúdo trabalhado nas salas de aula com a física do mundo real. Com isto, o aluno tem a sensação de que a física da escola é um conhecimento pouco útil na sua formação. É neste cenário que o produto
educacional "Ensino de física por projetos - competições envolvendo batalhas de robôs" se apresenta como uma ferramenta que visa conectar aspectos mais abstratas com conhecimento prático. O projeto tem como base teórica as propostas da metodologia de ensino por projetos, com ênfase na aprendizagem signicativa, e com o objetivo de fomentar a motivação e o engajamento dos estudantes para aquisição das competências e habilidades necessárias, possibilitando que eles sejam o agente principal para a aquisição do saber. O
projeto está embasado em uma sequência de atividades para a preparação dos robôs para as seguintes competições: corrida com obstáculo, sumô de robôs, resgate de uma bolinha e robôs estourando uma bexiga. Nas etapas de preparação da competição e montagem
dos robôs, foram explorados vários aspectos da mecânica clássica visando por um lado a melhoria no desempenho dos mesmos nas disputas e por outro, a fixação de conceitos trabalhados em salas de aula. O produto foi aplicado ao longo do primeiro semestre de
2019 aos alunos dos cursos de Automação Industrial e Eletrônica, integrados ao ensino médio, da Escola Técnica Estadual Takashi Morita. Após a execução das competições, os estudantes foram convidados a responder um questionário sobre as atividades realizadas, com o objetivo de coletar as impressões, críticas e sugestões quanto ao produto educacional. Após a análise do questionário, podemos concluir que o produto educacional teve um
bom aceite junto aos estudantes quanto às melhorias para o entendimento dos conceitos de física trabalhados nas salas de aula.