MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: DENILSON SERRA RODRIGUES DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENILSON SERRA RODRIGUES DA ROCHA
DATA : 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

Ensino de física por projetos - competições envolvendo batalhas de robôs


PÁGINAS: 85
RESUMO:

É notório que o ensino básico no Brasil, em particular o ensino de física, apresenta problemas graves. Há inúmeras questões, dentre as quais podemos apontar as metodologias de ensino de física baseadas em aulas tradicionais. São predominantemente teóricas e abstratas, de forma que os alunos não conseguem associar o conteúdo trabalhado nas salas de aula com a física do mundo real. Com isto, o aluno tem a sensação de que a física da escola é um conhecimento pouco útil na sua formação. É neste cenário que o produto
educacional "Ensino de física por projetos - competições envolvendo batalhas de robôs" se apresenta como uma ferramenta que visa conectar aspectos mais abstratas com conhecimento prático. O projeto tem como base teórica as propostas da metodologia de ensino por projetos, com ênfase na aprendizagem signicativa, e com o objetivo de fomentar a motivação e o engajamento dos estudantes para aquisição das competências e habilidades necessárias, possibilitando que eles sejam o agente principal para a aquisição do saber. O
projeto está embasado em uma sequência de atividades para a preparação dos robôs para as seguintes competições: corrida com obstáculo, sumô de robôs, resgate de uma bolinha e robôs estourando uma bexiga. Nas etapas de preparação da competição e montagem
dos robôs, foram explorados vários aspectos da mecânica clássica visando por um lado a melhoria no desempenho dos mesmos nas disputas e por outro, a fixação de conceitos trabalhados em salas de aula. O produto foi aplicado ao longo do primeiro semestre de
2019 aos alunos dos cursos de Automação Industrial e Eletrônica, integrados ao ensino médio, da Escola Técnica Estadual Takashi Morita. Após a execução das competições, os estudantes foram convidados a responder um questionário sobre as atividades realizadas, com o objetivo de coletar as impressões, críticas e sugestões quanto ao produto educacional. Após a análise do questionário, podemos concluir que o produto educacional teve um
bom aceite junto aos estudantes quanto às melhorias para o entendimento dos conceitos de física trabalhados nas salas de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1546626 - JOSE KENICHI MIZUKOSHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REBECA VILAS BOAS CARDOSO DE OLIVEIRA - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544417 - MARCOS ROBERTO DA SILVA TAVARES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIO VINICIUS CORRALLO - IFSP
Notícia cadastrada em: 11/02/2020 15:32
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod