MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: FRANCISCO FLAVIO RIBEIRO VIANA

DISCENTE : FRANCISCO FLAVIO RIBEIRO VIANA
DATA : 03/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Física de Partículas no Ensino Médio: uma proposta experimental sobre partículas elementares e radiação cósmica

O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino com a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Física de Partículas (FP) para o Ensino Médio. Para isso adotou-se diferentes metodologias e materiais. Inicialmente investigou-se as concepções prévias que os estudantes possuíam sobre a estrutura da matéria e seus elementos constituintes, sobre o ato de fazer Ciência e como investiga-se a natureza, tendo como referências, algumas das ideias de Paulo Freire e David Ausubel. Em seguida introduziu-se os conteúdos específicos com o uso de práticas educacionais ativas, como a sala de aula invertida e o uso de mídias digitais. Por fim, os estudantes acompanharam o desenvolvimento e a aplicação de um experimento de baixo custo, composto por uma câmara de nuvens para a visualização da interação de partículas provenientes de raios cósmicos, para consolidar os conceitos propostos. Desta forma, verificou-se como este modelo de atividade potencializa o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), assim como, evidenciou-se a importância das práticas experimentais para o Ensino de Física. Qualitativamente, os estudantes se mostraram muito envolvidos com toda a proposta. Isto foi percebido pelas mudanças de posturas em sala de aula através das discussões de fechamento da atividade. Pôde ser verificado um aumento percentual sobre os conceitos físicos em relação às concepções prévias. Como proposta de aperfeiçoamento e extensão da atividade destaca-se a possibilidade de medir o fluxo de múons da radiação cósmica com a câmara de nuvens.

Presidente - Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO GAMEIRO MUNHOZ - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE