MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: RAFAEL PAES DOS SANTOS

DISCENTE : RAFAEL PAES DOS SANTOS
DATA : 18/10/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Trabalhando com o game Angry Birds Space para promover o ensino de física com alunos dos anos finais do ensino fundamental

O ensino de ciências no Brasil nunca foi uma tarefa fácil, porém, nos últimos anos, vem se intensificando a dificuldade de ensinar ciências por diversos aspectos educacionais e sociais. Parte dessa dificuldade se deve a transformação do aluno que temos em sala de aula. Atualmente, nosso aluno é digital e não se interessa com a forma tradicional de ensino institucionalizada na educação brasileira, ainda enraizada nas aulas tanto do ensino básico, quanto do ensino superior. Diversos trabalhos apontam um comportamento diferenciado por parte dos alunos quando existe uma aproximação do seu mundo tecnológico atual com o uma situação de ensino aprendizagem. Esses trabalhos demonstram que o uso de simulações virtuais, assim como o uso de jogos digitais, despertam o interesse dos alunos produzindo um engajamento necessário para propiciar uma situação de aprendizagemEste trabalho se desenvolveu apoiado na teoria de Jerome Bruner e com uso de jogo digital ou game para motivar o ensino por descoberta com o direcionamento do professor por meio do ato lúdico, usando o game como ponto de partida para iniciar o assunto de gravitação que pode ser retomado no futuro de modo mais formal como sugere o currículo espiral. O desenvolvimento do trabalho se deu no uso do game “Angry Birds Space” com alunos dos anos finais do ensinofundamental que iniciam o estudo de física nessa etapa escolar. Os dados obtidos durante o trabalho foram analisados de forma qualitativa e sugerem um caminho alternativo e possível para o ensino de ciências com o uso de jogos digitais na sala de aula para motivar o aluno.

Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1309493 - PEDRO ALVES DA SILVA AUTRETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR