MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: ADILSON FRANCO

DISCENTE : ADILSON FRANCO
DATA : 14/08/2019
LOCAL: no Auditório 801-A, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizado na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

O ESTUDO DA FÍSICA MODERNA A PARTIR DE UM ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO

De um modo geral, todos os envolvidos na área da educação, em particular a física, tem observado que muito pouco se discute em nossas escolas sobre a física moderna. Não podemos ignorar o fato de que a ciência na qual o nossos alunos vivem esta repleta de conceitos relacionados à tecnologia, que por sua vez tem uma relação muito próxima à física moderna. Neste trabalho, temos a intenção de contribuir para o aprendizado dos alunos nesta área de conhecimento, com a utilização de um espectrofotômetro de baixo custo e o Arduino. O produto didático visa discutir os semicondutores, componentes utilizados na construção do equipamento, a interação da luz com a matéria, bem como a aplicação da tecnologia na área da ciências em geral com os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Relataremos nesta dissertação toda a experiência obtida com a aplicação deste produto didático, o seu processo de construção e os resultados obtidos juntos aos alunos.

Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ASTROGILDO DE CARVALHO JUNQUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIELA FIORINI DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546626 - JOSE KENICHI MIZUKOSHI