UM DESIGN INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
O atual enfoque dos currículos de Física para o ensino básico mostra a necessidade em se discutir temas onde a Ciência possa ser aplicada no cotidiano dos estudantes, mostrando-lhes a sua verdadeira importância. Contudo, a Física que vem sendo ensinada fica muitas vezes restrita apenas à solução de problemas de pura aplicação matemática. Além disso, há ainda uma predominância de enfoque nas chamadas Teorias Clássicas, desprezando quase que em sua totalidade os conceitos de Física atuais. Sendo assim, temas significantes e com diversas aplicações práticas, como a Física Quântica, acabam sendo preteridos. Pensando nesta problemática, o trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com a finalidade de criar um produto educacional capaz de apresentar aos estudantes do Ensino Médio os conceitos de Física Quântica, dando ênfase aos embasamentos teóricos e sua devida aplicação em situações cotidianas.
O produto consiste em uma sequência didática para o ensino de Física Quântica a alunos concluintes do Ensino Médio, utilizando metodologias e estratégias que os colocam como protagonistas no processo de “ensinagem”, proporcionando significado ao aprendizado, juntamente com o desenvolvimento de habilidades pessoais. Para tal, é utilizado um Design Instrucional baseado na Design Based Research em conjunto com estratégias da gamificação, aliando elementos de jogos com o engajamento e motivação dos estudantes.
A dissertação apresentada, descreve todas as etapas do desenvolvimento do produto, desde a motivação para sua concepção, passando pela aplicação do produto e culminando na análise dos resultados.