MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: JUAN CARLOS VALENTAS ROMERA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUAN CARLOS VALENTAS ROMERA
DATA : 29/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 801A do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

UM DESIGN INSTRUCIONAL PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O atual enfoque dos currículos de Física para o ensino básico mostra a necessidade em se  discutir temas onde a Ciência possa ser aplicada no cotidiano dos estudantes, mostrando-lhes a sua verdadeira importância. Contudo, a Física que vem sendo ensinada fica muitas  vezes restrita apenas à solução de problemas de pura aplicação matemática. Além disso,  há ainda uma predominância de enfoque nas chamadas Teorias Clássicas, desprezando  quase que em sua totalidade os conceitos de Física atuais. Sendo assim, temas  significantes e com diversas aplicações práticas, como a Física Quântica, acabam sendo  preteridos. Pensando nesta problemática, o trabalho aqui apresentado foi desenvolvido  com a finalidade de criar um produto educacional capaz de apresentar aos estudantes do  Ensino Médio os conceitos de Física Quântica, dando ênfase aos embasamentos teóricos  e sua devida aplicação em situações cotidianas.  

O produto consiste em uma sequência didática para o ensino de Física Quântica a alunos  concluintes do Ensino Médio, utilizando metodologias e estratégias que os colocam como  protagonistas no processo de “ensinagem”, proporcionando significado ao aprendizado,  juntamente com o desenvolvimento de habilidades pessoais. Para tal, é utilizado um  Design Instrucional baseado na Design Based Research em conjunto com estratégias da  gamificação, aliando elementos de jogos com o engajamento e motivação dos estudantes. 

A dissertação apresentada, descreve todas as etapas do desenvolvimento do produto,  desde a motivação para sua concepção, passando pela aplicação do produto e culminando  na análise dos resultados.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 086.947.291-72 - NELSON STUDART FILHO - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DEBORA COIMBRA - UFU
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE DAVID CRASTO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 14/06/2022 14:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod