MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: MÁRCIO BORTOLETTO FESSEL

DISCENTE : MÁRCIO BORTOLETTO FESSEL
DATA : 03/06/2022
LOCAL: Online

A MECÂNICA DOS FLUÍDOS E O CORPO HUMANO – UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DAS ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE

O atual cenário social brasileiro tem revelado que parcela significativa da população desconhece a ciência e os seus meios de produção de conhecimento. No campo educacional, percebe-se um baixo interesse dos alunos com a disciplina da física, uso de métodos avaliativos tradicionais, bem como a baixa utilização de experimentos nas aulas de física. Não distante destes apontamentos, as atuais diretrizes curriculares apresentam que os docentes devem estruturar sua prática por meio de abordagens metodológicas que promovam: o engajamento dos alunos; condições para que sejam sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem; a articulação dos saberes escolares por meio dos Temas Contemporâneos Transversais (TCT) fazendo uso da interdisciplinaridade; uma formação geral que permita o desenvolvimento de uma cultura científica e demais princípios formativos. Diante de tantos desafios, apresentamos neste trabalho uma sequência didática que utiliza como contexto o sistema cardiovascular humano para explorar tópicos da mecânica dos fluidos. Sua estrutura foi estabelecida pela metodologia de ensino Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), que abarca em seus pressupostos a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e a elaboração de roteiros experimentais que priorizou a abordagem didática do ensino por investigação. As análises preliminares da aplicação da sequência didática indicaram bons resultados para os desafios propostos aos docentes. Como produto desta dissertação, foi elaborado um guia para auxiliar os docentes no planejamento de uma sequência didática que tenham os princípios que citamos.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT