UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO MAIS CRÍTICO SOBRE O TEMA ENERGIA
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que o currículo do Ensino Médio deve ser organizado a partir da formação geral básica e da oferta de Itinerários Formativos que, por sua vez, deve considerar o contexto local e favorecer o protagonismo juvenil. Essa abordagem pode dar espaço para incorporar alguns aspectos da complexidade e da criticidade, como, por exemplo, formar um sujeito capaz de conduzir sua trajetória de forma consciente, crítica e criativa e considerando que um tema científico escolar pode ser analisado sob distintos conhecimentos (social, política, econômica, cultural etc.). Diante disso, essa dissertação constrói uma proposta de aulas (produto educacional) sobre o tema Energia, de acordo com os pressupostos dos Itinerários Formativos e aspectos da complexidade. Metodologicamente, analisa-se o texto da BNCC com foco nos pressupostos dos Itinerários Formativos e seus eixos estruturantes, além de elementos da complexidade. A análise dos dados se dá por meio da Análise Textual Discursiva. Dos resultados, nota-se que alguns estudantes, ainda que num contexto de aula remoto, foram capazes de articular o tema energia com aspectos mais próximos de suas realidades; no entanto, a maioria buscou basear-se estritamente nos conhecimentos científicos escolares, mas apontaram relações possíveis com outras áreas do conhecimento.