Interação da radiação com a matéria pelo Efeito Fotoelétrico em uma abordagem dos Três Momentos Pedagógicos
A magnitude da física moderna para a sociedade atual é um fato axiomático. Portanto, a escola precisa revisar seu currículo atual, capacitar seus professores em modernas metodologias de aprendizagem e apresentar novas perspectivas científicas para os alunos. No presente trabalho, o objetivo foi desenvolver um produto educacional no ensino de física moderna para alunos da terceira série do ensino médio. O tema da física moderna para o produto educacional foi a interação radiação-matéria na perspectiva do efeito fotoelétrico. O produto educacional foi composto por um conjunto de aulas baseadas na metodologia humanista conhecida como Momentos Pedagógicos e apoiadas por um conjunto de experimentos, vídeos e simulações. Nessas aulas foram tratados os marcos históricos do efeito fotoelétrico e, nessas experiências, foram levados em consideração a interação radiação-matéria para que os alunos determinassem a constante de Planck por si mesmos. Usamos questionários qualitativos e quantitativos para medir a eficiencia do produto no processo da aprendizagem significativa sobresobre conceito abordado.