PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: LEONARDO DOS SANTOS BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO DOS SANTOS BATISTA
DATA : 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

ANÁLISE DO RASTREIO OCULAR EM VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO INCL


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) realizado em 2018, indicam que cerca de 68,1% dos estudantes brasileiros apresentam domínio matemático abaixo do considerado mínimo para o exercício de sua cidadania. Considerando o desempenho aquém do esperado em matemática, foi proposta uma reflexão sobre o planejamento de condições educacionais no contexto do ensino médio na perspectiva inclusiva. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi fazer uma dupla análise, avaliando uma programação de ensino de matemática para conteúdos nível ensino médio diante de participantes com repertórios comportamentais variados, enquanto avalia a viabilidade do rastreio ocular como uma medida implícita auxiliar neste processo. Tendo como objetivos específicos caracterizar o rastreio ocular de estudantes com repertórios variados durante a realização de um procedimento de ensino de matemática e analisar a correlação entre as métricas do rastreio ocular com a aprendizagem matemática a partir do conteúdo exibido multimodalmente nas videoaulas. Para tal, usamos uma metodologia de pesquisa exploratória com um delineamento de linha de base múltipla entre vídeoaula/conceito matemático, tomando como disparador, as videoaulas de matemática produzidas pelo grupo de pesquisa Surdos e Libras (SueLi) da Universidade Federal do ABC (UFABC). A coleta das medidas oculares foi feita pelo dispositivo Tobii 4C.Para tal, dividimos nossa pesquisa em cinco etapas, a saber: 1) revisão de literatura; 2) desenvolvimento do protocolo de coleta e delimitação dos nossos equipamentos disponíveis; 3) seleção de 11 participantes para caracterização, usando a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e questionários; 4) procedimento de ensino composto por uma sondagem inicial no formato de exercícios de fixação e problemas contextualizados, vídeoaulas dos conceitos de multiplicação, distributiva, máximo divisor comum e mínimo divisor comum, por fim, a reaplicação dos exercícios iniciais; 5) tratamento e discussão dos resultados, considerando os acertos, erros, caracterização, tempo de fixação, movimentos sacádicos, número de fixações e os parâmetros do Pisa. Obtivemos então que tal procedimento proposto contribuiu com o aprendizado dos participantes, revelando um impacto positivo da intervenção que durou em média duas horas (cerca de duas a três aulas escolares) visto a apresentação de uma aquisição dos conceitos, mesmo que de maneira inicial.Também podemos identificar defasagem curricular dos estudantes em relação ao conteúdo matemático avaliado e ensinado, assim como destacar a contribuição do planejamento de ensino dentro de uma prática educacional sistematizada, no contexto do ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269065 - ROMULO GONCALVES LINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CÁSSIA GECIAUSKAS SOFIATO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ CASTELO BRANCO SOARES - UFPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544379 - ANDERSON ORZARI RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - EMELY PUJÓLLI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 10:14
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