PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE MONTEIRO LEITE

DISCENTE : DAYANE MONTEIRO LEITE
DATA : 12/04/2023
LOCAL: Banca Remota no Zoom - https://us06web.zoom.us/j/81672145416?pwd=dU45SDBrRVZuV2UwM1hUWEFIcUVMQT09

GAMIFICAÇÃO DIGITAL EM EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERSEÇÃO DO DESENHO UNIVERSAL COM A MULTIMODALIDADE

A criação de materiais didáticos interdisciplinares acessíveis para todos os estudantes se constitui como uma demanda em crescimento, embora existam algumas pesquisas na área,  ainda observam-se limitações entre as opções existentes que, geralmente, focalizam um grupo específico. Apesar de a Lei 13.146/2015 reconhecer o desenho universal como regra de caráter geral para a implantação de projetos, até então observa-se uma grande carência de ferramentas que atendam os diferentes perfis de aprendizagem do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) que, segundo a Lei 9.394/1996, inclui estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Com base no exposto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico com o objetivo de adaptar um jogo digital sob a proposta de gamificação em educação norteados pelos preceitos do desenho universal e alinhado a uma proposta de letramento multimodal. Neste trabalho, realizou-se a testagem do jogo eletrônico 2D bilíngue (Libras/Português) intitulado Viajando na Surdina com sete alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, advindos de escolas pública e privada. Para geração de registros, foi utilizado um questionário pré e pós-testagem do jogo digital. A testagem foi registrada em áudio e vídeo, tendo seus dados transcritos para análise à luz do referencial teórico da pesquisa. Com base nos resultados obtidos, o jogo foi adaptado sob a concepção do desenho universal expandindo a sua acessibilidade a outros grupos para além das pessoas surdas. Neste sentido, espera-se contribuir com a ampliação de materiais didáticos acessíveis, bem como divulgação de caminhos para uma  educação mais inclusiva, promovendo maior  igualdade de oportunidades no processo ensino-aprendizagem e atendendo às especificidades educacionais dos discentes a partir da valorização da diversidade humana.

Presidente - Interno ao Programa - 2400926 - KATE MAMHY OLIVEIRA KUMADA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLÁUDIA HILSDORF ROCHA - UNICAMP