INOVAÇÃO SOCIAL E REDE SOCIAL DE APRENDIZAGEM: ENSINO E ANÁLISE DE DADOS NO CONTEXTO DA COVID-19
Este projeto propõe uma pesquisa com foco em inovação social, dados e divulgação científica através da utilização de redes sociais de aprendizagem e recursos educacionais abertos. O estudo parte da contextualização da cultura digital e de dados e impactos e das tecnologias educacionais que podem ser utilizadas para aumento da conscientização coletiva. O objetivo principal do trabalho é de compreender se a partir da criação de um espaço democrático, seguro e organizado por temas a comunidade se sente empoderada em produzir dados e construir aprendizado entre pares e também se pretende a divulgação cientifica. A partir das informações levantadas pretende-se avaliar percepção referente ao tema da alfabetização em dados e o impacto social da covid-19 através de dados gerados na plataforma. Utilizando como base a metodologia da pesquisa ação, onde os participantes ajudam a fazer o diagnóstico de problemas urgentes de forma empírica, e a Plataforma Digital Plural como centralizadora dessa comunicação a investigação acontece de duas formas. A primeira é a partir do curso online de Alfabetização em Dados no contexto da covid-19 e se conectando com os cursistas através do preenchimento do Meu Diário, da Rede Social de Aprendizagem e de encontros online. Já a segunda forma é através dos laboratórios do curso online de Direitos Humanos, Gênero, Diversidades e do Projeto Análise de Dados e Big Data, ambos no contexto da covid-19 onde a coleta dos dados foi através da Rede Social de Aprendizagem. Assim, pretende-se entender o impacto da utilização da educação aberta e cultura digital para a educação e, através da curadoria e análise de dados, a repercussão causada pelo coronavírus em grupos específicos da sociedade.