Design de serviços em micro e pequenas empresas: Proposta de aplicação da abordagem no setor de serviços de alimentação
Com o avanço da tecnologia e crescimento econômico concentrado em poucas empresas no mercado e no mundo, o empreendedorismo vem se tornando um assunto cada vez mais relevante no que tange ao aumento da distribuição de renda e desenvolvimento de novos postos de trabalho. No início do ano de 2019 o segmento de pequenos negócios foi responsável pela geração de 60,7 mil postos de trabalho celetistas, enquanto as médias e grandes empresas iniciavam o mesmo período com extinção de 25,7 mil vagas. Ao mesmo tempo, micro e pequenas empresas sofrem com alto índice de mortalidade, sendo que 20% delas encerra suas atividades em até dois anos por motivos muitas vezes relacionados à gestão e habilidade estratégica do empreendedor. Este trabalho tem por finalidade diagnosticar as principais necessidades dos micro e pequenos empreendedores no que tange à estratégia e modelo de negócios, e propor uma metodologia baseada na absorção de conceitos e abordagens originados no design para aumento de sua capacidade de inovar, visando contribuir com sua competitividade e sustentabilidade no mercado.