PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MACIEL DE ANDRADE

DISCENTE : RENATA MACIEL DE ANDRADE
DATA : 12/11/2021
LOCAL: UFABC - Sistema Remoto

O USO DAS TDICs E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19

O Ministério da Educação em 2018, implementa a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental I e II. A nova BNCC prevê a urgente tarefa de implementar tarefas e atividades focadas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos tornando-os mais confiantes, conhecedores de si mesmos e hábeis nos relacionamentos inter e intrapessoais. O objetivo deste trabalho é investigar se a utilização das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em atividades pedagógicas auxiliam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos em seu cotidiano. Com entrevistas abertas estruturadas e análise qualitativa de dados coletados em escola privada e pública-privada, busca-se descrever a experiência do usuário e as emoções dos alunos de ensino fundamental I e II ao utilizar as ferramentas de tecnologias midiáticas na aprendizagem no momento da pandemia Covid-19.  É explorado também por meio de ferramentas de design thinking, melhorias nos formatos de ferramentas digitais apresentadas até o momento na área de educação.

Presidente - Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADRIANA APARECIDA DE LIMA TERÇARIOL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3204646 - MARA SILVIA PASIAN