O USO DAS TDICs E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19
O Ministério da Educação em 2018, implementa a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental I e II. A nova BNCC prevê a urgente tarefa de implementar tarefas e atividades focadas no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos tornando-os mais confiantes, conhecedores de si mesmos e hábeis nos relacionamentos inter e intrapessoais. O objetivo deste trabalho é investigar se a utilização das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em atividades pedagógicas auxiliam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos em seu cotidiano. Com entrevistas abertas estruturadas e análise qualitativa de dados coletados em escola privada e pública-privada, busca-se descrever a experiência do usuário e as emoções dos alunos de ensino fundamental I e II ao utilizar as ferramentas de tecnologias midiáticas na aprendizagem no momento da pandemia Covid-19. É explorado também por meio de ferramentas de design thinking, melhorias nos formatos de ferramentas digitais apresentadas até o momento na área de educação.