Análise cinemática do padrão de velocidade de cadeiras de rodas e a relação com o papel ocupacional do usuário
A mobilidade funcional é a maneira pela qual as pessoas são capazes de se locomover no ambiente para participar das atividades da vida diária e se deslocar de um lugar para outro. Desta maneira, a mobilidade de usuários de cadeira de rodas, com o tempo, tem por consequência lesões dos membros superiores, devido a sobrecarga realizada nas articulações. Assim, este trabalho é parte do projeto de desenvolvimento de um sistema de servo assistência em cadeira de rodas, em parceria entre UFABC e FEI. Todavia, há necessidade de estudos experimentais para a simulação e desenvolvimento do sistema. Em especial, deseja-se conhecer como são feitos os movimentos de curva da cadeira de rodas. Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar o perfil de velocidade nos diferentes padrões de uso da cadeira de rodas no cotidiano do usuário e sua relação com seus papéis ocupacionais. Este projeto é de caráter investigativo, exploratório e descritivo com uma analise tanto qualitativa quanto quantitativa. A análise dos dados se dará através da relação entre a análise cinemática (medida por sensores de velocidade angular instalados nas rodas) e os questionários apresentados nesta qualificação. Neste texto apresenta-se o (i) Questionário de Perfil Sócio Demográficos, a (ii) Lista de Papéis Ocupacionais e o (iii) Questionário de teste de habilidade com cadeira de rodas. Apresenta-se também os testes preliminares do sensor que será empregado para medir a velocidade angular das rodas da cadeira.