PPGEBM PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgebm

Banca de DEFESA: KARINA FELICIANO SANTOS

DISCENTE : KARINA FELICIANO SANTOS
DATA : 03/09/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/juliana-kelmy-macario-barboza-daguano

Desenvolvimento de uma tinta sacrificial à base de PEG – Laponita  para obtenção de scaffolds cerâmicos por meio da técnica de Robocasting

O Biosilicato® tem sido extensivamente investigado na regeneração de tecido ósseo e dentário, devido as suas excelentes propriedades bioativas e osteindutoras. Entretanto, a maioria dos estudos na obtenção de scaffolds desse biocerâmico utiliza-se de métodos com agentes que não possibilitam controle seguro no tamanho de poros ou técnicas que demandam tempo, custo ou que são de difícil processamento. Como alternativa, o uso de técnicas da manufatura aditiva (MA) para obtenção de estruturas tridimensionais (3D) tem sido uma abordagem explorada como campo da Engenharia Tecidual. Comumente, a técnica utilizada na obtenção de cerâmicas, conhecida como Robocasting, que utiliza como estratégia a impressão 3D baseada em extrusão pode ser uma interessante alternativa. Assim, o uso de hidrogéis (redes poliméricas capazes de absorver e reter grande quantidade de água) oferecem o potencial para projetar scaffolds pela técnica de extrusão devido ao seu comportamento pseudoplastico, característica não inerente aos materiais cerâmicos. Além disso, materiais como Laponita, um nanosilicato bidimensional, permitem o controle reológico de géis criando uma condição otimizada para impressão 3D. Desta forma, este trabalho teve por objetivo o estudo de hidrogéis desenvolvidos como tinta sacrificial para obtenção de um scaffolds cerâmico de Biosilicato pela técnica de robocasting. Para isso, foram desenvolvidas tintas à base de Polietilenoglicol (PEG), com diferentes adições de Laponita, como modificador reológico. Inicialmente, avaliou-se o comportamento reológico dos géis precursores com diferentes teores de Laponita 5, 7,5 e 10% (m/m). A viscosidade da solução de PEG 80% (v/v) teve aumento com adição do nanosilicato, demonstrando comportamento pseudoplástico e tixotrópico, ideais para a impressão 3D. Em seguida, foram realizados testes de fideliddae de forma pela impressão de filamentos, para avaliar a composição com maior potencial para aplicação como tinta sacrificial a ser utilizada na obtenção da pasta cerâmica. Observou-se que a tinta contendo 7,5% (P7,5L) demonstrou resultados promissores sendo esta escolhida para o teste de conceito, isto é, o desenvolvimento de scaffolds impressos de Biosilicato® com teor de 70% (v/v) de carga cerâmica. As estruturas tridimensionais foram secas a 20°C e sinterizadas a 900°C por um período de 5h, de acordo com resultado da dilatometria óptica. As amostras obtidas nesse processo foram analisadas quanto à sua reologia, composição química por FTIR, microestrutura por MEV, fases cristalinas presentes por DRX, e quanto à sua citotoxicidade por meio de teste in vitro com fibroblastos. Por fim, foi possível demonstrar a construção de scaffolds a partir da tinta P7L associada ao Biosilicato®,  com boa fidelidade de forma, sendo a tinta de sacrifício sendo removida por meio de tratamento térmico, sem comprometer a estruturas ou alterar a composição final do material. Em conclusão, o uso de géis de PL combinado com Biosilicato mostrou-se promissora para a composição de uma tinta cerâmica visando a obtenção de estruturas 3D por robocasting, visando a regeneração de tecido ósseo.

Presidente - Interno ao Programa - 1903304 - JULIANA KELMY MACARIO BARBOZA DAGUANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARINA TREVELIN SOUZA - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDINEI DOS SANTOS - UERJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604317 - SONIA MARIA MALMONGE