PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: KAREN CHRISTINA DIAS DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN CHRISTINA DIAS DA FONSECA
DATA : 16/04/2020
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O lulismo nos discursos: análise dos discursos acadêmicos e jornalísticos sobre o lulismo

Neste trabalho nos propomos a analisar "os sentidos do lulismo" veiculados pelo discurso acadêmico e pelo discurso jornalístico, em particular os jornais paulistas O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Para tanto, no primeiro capítulo, apresentamos os pressupostos básicos da Análise de Discurso de inspiração francesa, que formam o quadro metodológico e teórico desta pesquisa. Em seguida, realizamos um balanço crítico da literatura acadêmica sobre o lulismo a partir da análise de seus discursos; bem como dos discursos sobre o lulismo produzidos pela imprensa paulista. Ao longo da tese, categorizamos tais discursos, identificamos pontos de convergência, divergência e as especificidades de cada formação discursiva. Confrontamos os discursos acadêmicos e jornalísticos sobre o lulismo para identificarmos polissemias e paráfrases nos efeitos de sentidos, os aspectos do funcionamento discursivo que nos permitiram caracterizá-los em seus graus de diversidade, dialogismo, alteridade e paralelismo, além de compreender como estes discursos funcionam no interior de suas formações discursivas e em relação aos processos sociais e ideológicos de constituição dos sentidos. Por fim, investigamos se esses processos contribuíram para a definição de um sentido ou de um discurso dominante sobre o lulismo.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544419 - MARGARETHE STEINBERGER ELIAS