PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA GNOLI PANEQUE

DISCENTE : RENATA GNOLI PANEQUE
DATA : 17/02/2020
LOCAL: sala S302, 3º andar, Bl. Alpha 2,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do Abc, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

A organização em rede dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil frente às transformações contemporâneas do capital

Este projeto se propõe a analisar as redes sindicais por empresa enquanto instrumentos de organização dos trabalhadores (as) metalúrgicos (as) no Brasil, seus limites e perspectivas de sucesso frente ao mundo globalizado, considerando os atuais desafios sindicais no capitalismo contemporâneo. Serão exploradas as características destas redes, em que contexto elas surgem e como se dá a sua atuação, em especial no ramo metalúrgico. Estas redes são constituídas por grupos de trabalhadores de determinada empresa transnacional que se comunicam permanentemente e constroem ações que visam diminuir as diferenças de condições de trabalho entre as diferentes plantas da empresa em nível nacional e/ou internacional. Serão abordados alguns pontos cruciais para compreendê-las: um breve resgate histórico do sindicalismo internacional; a influência do sindicalismo europeu no Brasil; a organização da estrutura sindical oficial brasileira; a organização recente do capital em Cadeias Globais de Valor e seus impactos nas relações de trabalho e no movimento sindical. Para além da construção teórica, pretende-se analisar duas redes sindicais metalúrgicas, a Rede Sindical dos Trabalhadores na Arcelor Mittal e na ThyssenKrupp. Serão analisados relatórios de encontros da rede já realizados, documentos produzidos ao longo de sua atuação e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e membros das redes. Espera-se que ao final da pesquisa, sejam apontadas reflexões acerca da funcionalidade deste instrumento de organização sindical, tal como está estruturado e se pode ser uma alternativa de enfrentamento às desigualdades produzidas no mundo do trabalho para os metalúrgicos, frente aos atuais desafios para a luta capital e trabalho.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO MAGALHÃES RODRIGUES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA