PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: GIULIANA FIACADORI

DISCENTE : GIULIANA FIACADORI
DATA : 11/02/2020
LOCAL: sala S204, 2º andar, Bl. Alpha 2 ,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

Bloco de Esquerda 2.0: Um estudo sobre a estratégia discursiva online do partido português no Facebook

Este trabalho analisa a estratégia discursiva utilizada pela página oficial no Facebook do partido Bloco de Esquerda durante os 13 dias de campanha oficial para as eleições legislativas portuguesas de 2019 a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. A análise do discurso de alternativas de esquerda se torna importante em uma conjuntura global de crise política, econômica e social e de ascensão da direita, um momento em que é necessária a renovação da esquerda. Nesse momento, a própria interação entre os espectros políticos pode estar ultrapassada, ancorada em questões que não representam os conflitos sociais emergentes. Após sucessivas derrotas políticas e sociais acumuladas as esquerdas contemporâneas devem pensar além da luta de classes e buscar formas de articular lutas transversais e heterogêneas sem apagar a identidade dos atores envolvidos. Neste trabalho a perspectiva de Laclau e Mouffe (2015) é empregada como discussão teórica e método de análise de campanhas eleitorais online desenvolvidas por alternativas políticas contemporâneas a partir de sua Teoria do Discurso. Nessa teoria, Laclau e Mouffe entendem discurso como uma articulação entre palavras, ações, fatos físicos inerentes aos seres humanos e à natureza, o que pode ser aplicado às novas tecnologias. As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de comunicação política digital nos últimos anos e se popularizaram entre partidos e figuras políticas. Por meio delas a disseminação de mensagens de campanha e de informação política pode ser feita de forma simples e rápida. Na coligação de esquerda que governa Portugal desde 2015 se destaca o partido Bloco de Esquerda. Coordenado por lideranças jovens, o partido mantém uma página no Facebook de sua mídia de notícias (esquerda.net) para tratar de artigos de opinião, conteúdo informativo e material de campanha. A página “Esquerda Net” foi submetida a uma extração de publicações entre 22 de setembro e 4 de outubro de 2019 por meio da ferramenta Netvizz e de scraping manual. As publicações obtidas foram analisadas a partir da Teoria do Discurso em relação ao apelo realizado, temas abordados, presença de transversalidade e o tipo de discurso identificado. Os resultados indicam que o Bloco de Esquerda se utilizou de apelo emocional na maioria das publicações, assim como abordou temas não-prioritários da campanha e apresentou poucas mensagens com caráter transversal, adotando um discurso agonístico em mais de metade do conteúdo analisado. O método desenvolvido neste trabalho pode ser utilizado em campanhas eleitorais online cuja esfera política se encontra altamente polarizada e pode produzir novas contribuições a área.

Presidente - Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SERGIO SOARES BRAGA - UFPR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA