PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: LIVIA MARILIA BARBOSA GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA MARILIA BARBOSA GUIMARÃES
DATA : 03/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: sala S302, 3º andar, Bl. Alpha 2,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do Abc, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.
TÍTULO:

Políticas sociais de alimentação e nutrição no Brasil: da eugenia à segurança alimentar


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa analisa, por meio de um balanço temático e temporal, os principais circuitos de continuidades e descontinuidades presentes nas políticas sociais de alimentação e nutrição no Brasil. Tomou-se como marco temporal o período compreendido entre 1930 e 2010, por entender a década de 1930 como o processo de implantação da proteção social, ainda que, de forma seletiva e portanto, restrita a grupos específicos como os trabalhadores e escolares e; a primeira década do século XXI, tomada como a outra ponta da trajetória das políticas em questão, onde consolidou-se um conjunto de estratégias políticas, jurídicas e sociais, fortemente orientadas pelo Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), por definição universalizante. Para a composição do balanço utilizou-se da literatura sobre o tema, assim como da produção acadêmica distribuída em ciências diversas, além de da análise documental de revistas, boletins, relatórios, dentre outros documentos, disponíveis em formato eletrônico. 

 

Com o estudo constatou-se que, ao longo do transcurso de noventa anos, as políticas alimentares e nutricionais por diferentes circuitos de continuidades e descontinuidades e basicamente, foram identificados quatro tipos de intervenções, aqui descritas como: políticas eugênicas, políticas de suplementação alimentar, políticas de focalização e as políticas de segurança alimentar e nutricional. Embora, determinadas políticas se concentrem em períodos específicos, isso não significa que sejam estanques. Ao contrário disso, são permeáveis e atravessam umas às outras. O Brasil avançou muito no processo de construção de suas políticas no campo alimentar e nutricional, mas, permanece distante de tornar o DHAA acessível a todos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVANA APARECIDA BRAGATTO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Notícia cadastrada em: 03/01/2020 17:26
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod