PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO BECSI VALIENGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO BECSI VALIENGO
DATA : 29/01/2020
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Movimentos sociais e tecnologia: cartografia da produção acadêmica de teses e dissertações brasileiras

Esta pesquisa busca compreender como mudanças tecnológicas condicionam processos e práticas de ação coletiva a partir de como o campo de pesquisa sobre movimentos sociais tem refletido sobre este fenômeno. Para entender as relações entre ação coletiva e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) será realizado um mapeamento da produção acadêmica do campo de movimentos sociais entre os anos de 2000 e 2018 no Brasil, especificamente por meio da análise de teses e dissertações defendidas neste período. Este trabalho busca mergulhar neste campo de pesquisa para construir sínteses teóricas e compreender a relação dialógica entre ação coletiva e tecnologias digitais, ou seja, como as mudanças tecnológicas transformam as práticas de movimentos sociais, da mesma forma como movimentos sociais se apropriam das tecnologias e as transformam em seus processos de lutas coletivas.

Presidente - Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BRENO MARQUES BRINGUEL - UERJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA