PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA AKEMI FUJITA

DISCENTE : LUCIANA AKEMI FUJITA
DATA : 18/11/2019
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

AS MARCAS DA BOMBA ATÔMICA NOS SOBREVIVENTES DE HIROSHIMA E NAGASAKI: AS MEMÓRIAS DOS QUE IMIGRARAM PARA O BRASIL

Toda guerra deixa marcas na sociedade e em seus habitantes, seja pela devastação do território, seja pela debilidade física dos sobreviventes ou pelas baixas sofridas. Todos, de alguma forma, perdem com a guerra. Mas, como resistir ou combater algo que não se conhece?  Uma arma de destruição em massa, como a bomba atômica, ao ser jogada em uma cidade não separa civis de militares, ela simplesmente mata quem estiver no seu alvo e estende seus danos no seu raio de ação, que varia conforme a direção, velocidade do vento e local da explosão (ar ou solo). Muitas pessoas morreram em Hiroshima e Nagasaki sem saber o que os atingiu e apenas 10% dos que estavam lá puderam contar alguma coisa do que vivenciaram. E excetuando os relatos do dia dos bombardeios, quase nada se sabe a respeito desses indivíduos, como sobreviveram em meio ao caos instalado, se ficaram no território ou optaram por mudar. E como quem perde um conflito é neutralizado tanto em combate, como historicamente, logo a censura norte-americana suprimiu a história das vítimas da bomba atômica, para que prevalecesse a “paz” dos vitoriosos e fosse perpetuada a versão dos vencedores. Assim, as questões que envolvem este trabalho passam pela real necessidade da utilização da bomba para terminar a guerra e salvar milhares, ou milhões, de vidas aliadas – como comunicava o então presidente norte-americano Harry S. Truman –, a situação japonesa e norte-americana no final da guerra, a corrida armamentista, para, por fim, focar nas vítimas e suas histórias e memórias: como foi para elas sobreviver após a bomba e compreender como enfrentaram as dificuldades e os traumas de uma guerra (a penúria, a fome, o luto, os efeitos da radiação, o desemprego e a discriminação) em um mundo que as vias como inimigas ou como as que foram vencidas. O objetivo disto é dar voz a esse passado negligenciado e propiciar a abertura de discussões sobre o uso e os efeitos destes armamentos em civis. Como esta pesquisa foi realizada em território brasileiro, será abordada as pessoas afetadas pela explosão da bomba atômica, os hibakushas, que imigraram para o Brasil. Assim, por meio de leituras, dados e apuração de depoimentos, questionários e entrevistas busca-se compreender as múltiplas formas de resistência e reconstrução humana que envolve a história desses imigrantes, que perderam a guerra no Japão, mas nunca perderam a esperança de conquistarem dias de paz em suas vidas e para suas famílias.

Presidente - Interno ao Programa - 1372715 - ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PRISCILA FERREIRA PERAZZO - USCS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA