PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA ZAMPRÔNIO SALUM

DISCENTE : LETÍCIA ZAMPRÔNIO SALUM
DATA : 14/11/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Mulheres migrantes e desenvolvimento humano: potencialidades de agência

O presente trabalho relaciona as migrações internacionais de mulheres e o desenvolvimento humano. A partir da contribuição de Amartya Sen, questiona-se em que medida é possível se reverter o enfoque do desenvolvimento sob uma perspectiva socioeconômica para a perspectiva do desenvolvimento humano. Este estudo se baseia em pesquisa documental pautada em relatórios produzidos por organismos das Nações Unidas - em especial ONU Mulheres, Organização Internacional das Migrações e Programa das Nações Unidas sobre Desenvolvimento. Além disso, em revisão bibliográfica da literatura acerca do nexo migração-desenvolvimento e sobre os enfrentamentos e as dificuldades das mulheres migrantes, por meio de um olhar interseccional sobre a categoria, compreendendo a diversidade da experiência dessas mulheres como uma potencialidade para sua capacidade de agência e desenvolvimento.

Presidente - Interno ao Programa - 1991185 - JULIA BERTINO MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2419487 - ROBERTA GUIMARAES PERES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2081225 - FERNANDA GRAZIELLA CARDOSO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 665.953.478-49 - MARILDA APARECIDA DE MENEZES - NENHUMA