PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA CRISTINA OLIVEIRA FREITAS

DISCENTE : ANA PAULA CRISTINA OLIVEIRA FREITAS
DATA : 04/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

A criminalização da infância pobre em São Paulo na interface entre a Crimonologia  e  a Psiquiatria. Um estudo em perspectiva histórica.

O presente estudo tem por objetivo demonstrar como a atuação médica psiquiatra da década de 1920/30, principalmente a exercida pelo psiquiatra Antonio Carlos Pacheco e Silva no Hospital Juquery, fomentaram a construção da hoje conhecida Unidade Experimental de Saúde (UES). Para tanto, neste momento, foram analisadas bibliografias, de forma qualitativa, para descrever o nascimento da criminologia no Brasil e o impacto dessa ciência na vida das pessoas negras no período pós abolição do regime escravagista, bem como, a influência do saber médico psiquiatra que fundamentou a perseguição em face da infância e juventude pobre de São Paulo.

Neste ponto, foram analisados inúmeros documentos do Fundo Pacheco e Silva localizado no Museu Histórico Professor Carlos Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da USP. Desta pesquisa foi possível entender que o psiquiatra Pacheco e Silva transcendia a função de médico psiquiatra e ocupava, muito proeminente (e quem sabe com certa crueldade) o espaço de criminólogo. Sua performance, especialmente junto ao Juquery, foi utilizada como base para fundamentar a perseguição da infância anormal, atualmente considerada de perigosa.

Assim, no atual momento da pesquisa, buscou-se fundamentar a participação do psiquiatra na criminalização da infância pobre e negra de São Paulo, alocando-o como criminogo.

Presidente - Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO AFONSO SALLA - USP