PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO ELIAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO ROBERTO ELIAS DE SOUZA
DATA : 07/10/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

A HIPÓTESE PODEMOS: PARTIDOS-MOVIMENTOS COMO PARADIGMA DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

O objetivo deste trabalho é analisar a forma-partido dos emergentes partidos-movimentos como um paradigma contemporâneo em momento de crise da democracia, a partir da Hipótese Podemos da Espanha.

Em um contexto de crise hegemônica que abriu um “momento populista” na política espanhola, o partido morado, influenciado pelos movimentos dos Indignados, busca realizar uma disputa hegemônica através de uma estratégia populista ao mesmo tempo que se estrutura como uma nova forma-partido no qual a participação online e offline são elementos fundamentais para esta disputa.

Para tanto, o trabalho se propõe a realizar através da perspectiva teórica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe o contexto político de emergência e disputada hegemônica do partido, o conteúdo teórico e discursivos das principais lideranças do partido-movimento espanhol.

Assim, o desenvolvimento da tese propõe estabelecer o diálogo entre teoria e prática política, através de documentos, manifestos e programas de governo do Podemos; análise das lideranças políticas e da dinâmica do partido dessa proposta política contemporânea que busca superar os modelos tradicionais.

Presidente - Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSEMARY SEGURADO - PUC - SP