PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS VINICIUS SILVA PINHEIRO

DISCENTE : CARLOS VINICIUS SILVA PINHEIRO
DATA : 13/08/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

CONSTRUÇÃO CRÍTICA DE CIDADANIA, IDENTIDADE  E EMANCIPAÇÃO: EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO  POPULAR NAS POLÍTICAS LGBT+ NA CIDADE DE SÃO PAULO

A problemática central da pesquisa abarca os nexos entre formas de construção de subjetividade, de exercício da cidadania pela de atuação política e conquista de autonomia possíveis a partir de instrumentos educacionais populares e seus efeitos na heterogênea população LGBT+. Nesta pesquisa almeja-se traçar um mapeamento comparativo entre iniciativas políticas e Associações da Sociedade Civil, cujo foco está na luta pelo reconhecimento social e políticas redistributiva/reparadoras para esta população. As iniciativas populares - de construção de espaços educacionais gratuitos e ancorados nos debates atuais e dos direitos humanos, convivência e troca de conhecimento - podem oferecer conteúdos dignos de análises que tencionem as situações de precariedade social. Além de trazer possíveis contrastes/diferenças que existam entre elas e as políticas públicas -tendo como eixo os temas: Direitos Humanos, população LGBT+ e educação popular- foca-se na necessidade de também explorar viabilidades entre ambas no que tange a transformação social e luta educacional sancionadas pelas normativas do Art. 26 da Declaração Universal de Direitos Humanos.  O estudo tem como pano de fundo a contemporaneidade dos debates oriundos dos Direitos Humanos em uma perspectiva da Educação Popular, situando a cidade de São Paulo e seu protagonismo/centralidade nas diretrizes de políticas LGBT+. Esta pesquisa pretende produzir um quadro comparativo -a partir da metodologia etnográfica associativa situacional e de suas ferramentas como a observação participante em grupos associativos urbanos-  e pela metodologia de análises comparativas internacionais de políticas sociais através de categorias de avanços e recuos,  possibilidades e limitações, analisadas tanto nas políticas públicas afirmativas LGBT+, como na mobilização popular. Com a finalidade de analisar os efeitos através de dados oriundos de diálogos e da construção de convivência com pessoas LGBT+ participantes do Núcleos de Educação Popular UNEAfro Luz e com as pessoas atendidas pelo programa Transcidadania do Centro de cidadania LGBT Laura Vermont.

Presidente - Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JACQUELINE MORAES TEIXEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA