PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA APARECIDA DE MARCOS

DISCENTE : MARCELA APARECIDA DE MARCOS
DATA : 03/07/2019
LOCAL: sala 301,3º andar, Bloco B, Campus SA, Av.dos Estados, 5001, Sta.Terezinha,Santo André-SP.

Laços Ciberfeministas: Uma análise de redes sociais do canal Jout Jout Prazer

A popularização dos canais brasileiros no YouTube® traz ampla possibilidade de estudo para diversas áreas do conhecimento, sendo esta plataforma um meio para propiciar os mais diversos debates no ciberespaço e suscitar formas de ativismo em rede. A pesquisa a seguir analisa o canal Jout Jout Prazer - que discute temas comuns ao movimento feminista, embora não apenas – sob a perspectiva dos estudos de Sites de Redes Sociais e dos laços que se formam em torno da figura de uma youtuber; laços, estes, que lhe permitiriam influenciar um debate público em uma nova onda do movimento feminista. O procedimento metodológico utilizado combina análise de conteúdo com Análise de Rede Social (ARS) sobre cinco vídeos escolhidos do canal. A metodologia contempla, ainda, análise de 100 comentários de cada um desses vídeos, sistematizadas quantitativa e qualitativamente. O objetivo é entender quais elementos tornam a youtuber uma “influenciadora digital”, tal como a própria se denomina. Nesse sentido, o poder da comunicação e as estratégias de contrapoder dos atores da rede, especialmente os ciberativistas, são delineados no bojo das transformações sociais ocorridas paralelamente às transformações tecnológicas. Os resultados incluem elementos que conferem poder à youtuber enquanto influenciadora (justificando, por isso, a tal influência), a partir da análise da relação que se estabelece entre ela e os usuários que acompanham e endossam seu conteúdo na rede.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVAN FORTUNATO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Liráucio Girardi Júnior
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 366.717.838-70 - LUCAS DE ALMEIDA PEREIRA - NENHUMA