PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: FELIPE TAVARES PAES LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE TAVARES PAES LOPES
DATA : 02/05/2023
LOCAL: Remoto

O “trio de ferro” contra o fascismo: torcedores de futebol, ativismo e resistência

Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento dos debates sobre ativismo esportivo no Brasil – considerando que esse ativismo é constituído tanto pelas ações que visam transformar as estruturas sociais e políticas específicas do esporte quanto por aquelas que buscam, por meio dele, alcançar transformações políticas e sociais mais amplas. Para tanto, aborda três coletivos ativistas de torcedores: o Coletivo Democracia Corinthiana, o Bloco Tricolor Antifa e o Porcomunas. Ao fazer isso, esta pesquisa objetiva responder às seguintes questões: de que maneira esses coletivos organizam, interpretam e colocam em prática seu ativismo? E em que medida e como ele pode representar uma forma de resistência às estruturas de dominação do universo futebolístico e da sociedade em geral? Para responder as questões formuladas, adota uma abordagem multiperspectívica e, apoiada na teoria social crítica de John B. Thompson, propõe que uma prática seja caracterizada como de resistência quando ela se contrapor a

uma ou mais formas de dominação. No que diz respeito ao método, adota os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, aplicação de questionários, observação direta, entrevistas individuais e em grupo e análise do conteúdo de postagens em redes sociais digitais. A partir da adoção desses procedimentos, (re)constrói a trajetória de lutas travadas por associações de torcedores de futebol no contexto da cidade de São Paulo a partir da década de 1940 e desenvolve uma taxonomia dessas associações. Também analisa o perfil e os modos de atuação dos membros dos coletivos pesquisados, assim como suas arenas e agendas de lutas. Entre outras coisas, essa análise indica que as atividades desses membros estabelecem um campo de interação onde podem preencher, até certo ponto, suas necessidades afetivas, assim como representam formas mais democráticas de ocupar os espaços urbanos. Também indica que a luta desses coletivos mira a violência e as ideias fascistas e que, para enfrentá-las, eles investem na organização de atividades de conscientização política e de inclusão social, assim como na realização de protestos e manifestações de rua. Investimento que se fundamenta em um imaginário sobre o fascismo que o considera um produto da irracionalidade. Tais coletivos também miram o neoliberalismo, identificado como uma forma de fascismo, e se engajam nas lutas a favor das “minorias”, iluminando e se contrapondo a formas de dominação que costumam permanecer na penumbra. Outra pauta de relevo é a luta contra o processo de hipermercantilização do futebol, que é criticado a partir de uma narrativa saudosista e nostálgica. As análises feitas também sugerem que, no contexto pesquisado, o futebol não pode ser interpretado como uma atividade capaz de segmentar as forças progressistas, uma vez que, nele, torcedores de clubes rivais desenvolvem redes de apoio mútuo, a fim de criar uma sociedade mais igualitária, justa e democrática. Na verdade, o futebol opera, no referido contexto, como uma poderosa força integrativa, capaz de unificar as referidas forças e, com isso, ampliar suas chances de se constituírem num desafio efetivo às relações de dominação.

Presidente - Interno ao Programa - 1891496 - CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA VERONICA ELIZABETH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BERNARDO BORGES BUARQUE DE HOLLANDA - FGV