PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO SALES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO SALES BARBOSA
DATA : 28/09/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet

COOPERAÇÃO EDUCACIONAL SUPERIOR NO DOMÍNIO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP)

A cooperação educacional consiste em um dos principais objetivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesse sentido, o Brasil tem desenvolvido iniciativas importantes, como o programa de estudantes-convênio, que possibilita que estrangeiros realizem seus estudos em instituições de ensino superior brasileiras, e a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Não obstante, entre 2014 e 2015, criaram-se na CPLP dois Planos Estratégicos de cooperação multilateral nos domínios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Ambos tinham por objetivo levantar e analisar as condições dos sistemas nacionais de educação dos Estados Membros e, a partir disto, traçar ações de fortalecimento destes sistemas até 2020. Neste intervalo, contudo, os cenários domésticos e internacional se alteraram significativamente, o que nos leva a querer investigar os rumos dos planos em questão. Este é o objetivo principal da pesquisa. Como objetivo secundário, mas não menos importante, tencionamos discutir “a questão racial” brasileira à luz das relações do Brasil com Portugal e com a África “falante de português”.

Presidente - Interno ao Programa - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1186612 - ACACIO SIDINEI ALMEIDA SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MOJANA VARGAS CORREIA DA SILVA - UFPB