PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS MAURICIO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS MAURICIO DE LIMA
DATA : 29/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: “Da Floresta Amazônica aos Laboratórios: legitimação da ayahuasca nas esferas religiosa, midiática, jurídica e científica 1960-2020”
TÍTULO:

“Da Floresta Amazônica aos Laboratórios: legitimação da ayahuasca nas esferas religiosa, midiática, jurídica e científica 1960-2020”


PÁGINAS: 57
RESUMO:

 


RESUMO:

A ayahuasca é uma beberagem milenar utilizada por indígenas da região amazônica. Ao longo do século XX, foram fundadas no Norte do Brasil e se institucionalizaram as religiões ayahuasqueiras, difundidas por outras regiões e países e popularizadas na cobertura midiática. Mesmo em meio a controvérsias, como a proibição pelas políticas antidrogas nos anos 1960 e 1970, os usos religiosos e científicos da ayahuasca foram legalizados em 2010, marcando uma nova conjuntura. Com o “Renascimento psicodélico”, cresce o número de pesquisas sobre os potenciais terapêuticos da ayahuasca, pelas quais pesquisadores discutem o conceito de droga. Desse modo, problematizo como acontecem as dinâmicas pelas quais a ayahuasca se legitimou. O pressuposto é que essa legitimação se modifica no decorrer de seis décadas, havendo períodos de descrédito e criminalização. Nesse sentido, o objetivo desta tese é rastrear associações e controvérsias nas esferas religiosa, midiática, jurídica e científica, e descrever dinâmicas de legitimação da ayahuasca, de 1960 a 2020. Esses aspectos são investigados na articulação da Teoria do Ator-Rede, de Bruno Latour, que possibilita verificar, na rede da ayahuasca, atores, as associações, interesses e controvérsias, em diferentes temporalidades, escalas e espacialidades, com a micro-história de Jacques Revel e de Carlo Ginzburg, que permite identificar personagens que agem, a partir de uma escala micro, na história global. Começo com a leitura e análise de materiais científicos, jornalísticos e da lei de 2010. Na sequência, faço entrevistas em profundidade com alguns personagens e discuto experiências pessoais como ayahuasqueiro e cientista social parte da mesma rede. Em um relato textual, descrevo como esses atores atuam para legitimação da ayahuasca na institucionalização religiosa, na popularização na imprensa, na legalização e na cientificização dos usos, colocando questões políticas para pensar a ayahuasca de ontem, de hoje e de um futuro próximo.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065770 - BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Sandra Lucia Goulart
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PATRICK WALSH NETTO - UFC
Notícia cadastrada em: 09/09/2021 14:06
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod