PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: EDNEI RODRIGUES SILVA

DISCENTE : EDNEI RODRIGUES SILVA
DATA : 07/04/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE REDUÇÃO DE MASSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO AGRUPAMENTO SUDESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

A preocupação ambiental com o tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos gerados nas cidades tem aumentado em todo o mundo. Em São Paulo, a maior cidade da América Latina, a utilização de aterros sanitários é preponderante e iniciativas que incorporam tecnologias de tratamento, com o objetivo de recuperação de materiais recicláveis, compostagem e geração de energia, são incipientes. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é avaliar as tecnologias de tratamento atualmente utilizadas em outros países e propor a melhor composição destas tecnologias, que incorpore a segregação da fração recuperável para que esta retorne como matéria-prima para indústria ou para que seja utilizada em processos térmicos com recuperação de energia, para a cidade São Paulo. Foram utilizados, através de fontes secundárias, os levantamentos gravimétricos realizados nos anos de 2017 e 2018 do agrupamento sudeste do município de São Paulo. Os dados foram utilizados para simular um modelo de segregação mecanizada e o resultado desta separação contribuiu para a modelagem de quatro cenários e estes comparados ao atual (1) onde 2% seguem para cooperativas e 98% para aterro sanitário: (2) Cenário Atual mais duas unidades de tratamento mecânico biológico (TMB); (3) Aumento 150% da coleta seletiva atual, agregando apenas 2 plantas de tratamento térmico; (4) Considera o volume atual de coleta seletiva, as 2 plantas de TMB do cenário “2” e 2 plantas de tratamento térmico; e o (5) que considera a hipótese do cenário “4” não encontrar destinação do material orgânico tratado, acarretando sua disposição em aterro. Diante do levantamento de fatores ambientais, financeiros e técnicos de cada cenário foi utilizado o método TOPSIS, que ordena a preferência por similaridade da solução próxima do ideal. Como resultado foi obtido o cenário (4) onde a coleta seletiva foi mantida nos níveis atuais de 2% em relação a geração, o tratamento mecânico apresentou uma recuperação de 25,12 %, entre CDR e recicláveis, o que somado ao tratamento térmico houve o alcance de uma redução estimada de 80,24% de disposição no aterro sanitário.

Presidente - Interno ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1760419 - GRAZIELLA COLATO ANTONIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WANDA MARIA RISSO GÜNTHER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI