PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS DE ARAUJO GOYA PEDUTO

DISCENTE : THAIS DE ARAUJO GOYA PEDUTO
DATA : 21/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Avaliação fitotoxicológica de águas e sedimentos do Reservatório Rio Grande e suas relações com variáveis ambientais

A eutrofização é um dos principais problemas ambientais da atualidade e traz diversas consequências indesejáveis aos ecossistemas aquáticos e aos sistemas produtores de águas, tais como: a proliferação exacerbada de algas e plantas aquáticas, a depleção das concentrações de oxigênio dissolvido, mortandade de peixes, proliferação de cianobactérias, necessidade de aplicação de algicidas nos mananciais (ex.: CuSO4), entupimento de filtros das Estações de Tratamento de Águas (ETAs) e aumento dos custos do tratamento de águas. Em especial, as cianobactérias podem produzir cianotoxinas, representando risco à biota e à saúde pública. A eutrofização é desencadeada pelo lançamento inadequado de águas residuárias contendo nutrientes, em especial, o fósforo. Além disso, as águas residuárias podem conter outras substâncias, como metais pesados, hormônios, fármacos, entre outros, o que também pode aumentar o risco associado ao consumo dessas águas, visto que diversas substâncias não são removidas pelas ETAs convencionais. O Reservatório Rio Grande é uma peça chave no abastecimento da população da Região Metropolitana de São Paulo. Entretanto, esse reservatório recebe despejos de águas residuárias não tratadas ou ineficientemente tratadas e, desse modo, encontram-se eutrofizadas e poluídas por diversas substâncias. O monitoramento é mais uma barreira sanitária a fim de garantir a qualidade das águas. A legislação atual (CONAMA 357/05) prevê a análise de diversos parâmetros, incluindo ensaios de toxicidade. Entretanto, muitas vezes, estes são onerosos ou de resposta demorada. Desse modo o objetivo do presente estudo foi avaliar a fitotoxicidade de águas e sedimentos do Reservatório Rio Grande por meio de bioensaios com sementes e correlacionar com variáveis ambientais. Foram realizadas cinco campanhas de amostragem em três estações amostrais: (1) Captação da Sabesp, (2) Corpo central do reservatório e (3) nas proximidades do córrego Ribeirão Pires e determinadas as variáveis limnológicas. Os bioensaios com sementes de C. sativus, L. sativum  e S. alba (n = 6) avaliaram a fitotoxicidade das amostras de água e serão realizados para os extratos de sedimentos. Serão realizadas as análises estatísticas, Análise de Componentes Principais e Análise de Variância Multivariada, a fim de identificar diferenças ou similaridades nos resultados. Dentre os principais resultados parciais observou-se que todas as sementes obtiveram alta porcentagem de germinação, com a maior parte dos resultados do IG superiores a 100, indicando que as amostras de água potencializaram a germinação. Assim, o estudo pretende contribuir com avanços na avaliação do potencial da utilização de bioensaios com sementes como mais uma linha de evidência na avaliação da qualidade de águas, visto que esses ensaios são de baixo custo e de resposta relativamente rápida. A pesquisa está inserida no projeto intitulado “Relação entre variáveis limnológicas (abióticas e bióticas) e sazonalidade nos fluxos dos gases CH4 e CO2 em regiões fluviais das represas Billings e Guarapiranga (São Paulo - SP)” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Processo: 17/10355-1).

Presidente - Interno ao Programa - 1809833 - TATIANE ARAUJO DE JESUS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA LUCIA BRANDIMARTE - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047358 - RICARDO HIDEO TANIWAKI