PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA SANTANA CONCEIÇÃO

DISCENTE : ANA CAROLINA SANTANA CONCEIÇÃO
DATA : 06/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

USO DE COAGULANTES PARA MELHORIA DA FILTRABILIDADE DO LICOR MISTO DE BIORREATOR COM MEMBRANAS TRATANDO ESGOTO SINTÉTICO E LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO

A coagulação combinada ao processo de tratamento em MBR se configura como uma alternativa promissora no cotratamento de esgoto sanitário e lixiviado de aterro, sobretudo em grandes centros urbanos. No entanto, ainda há necessidade de definição das melhores condições de aplicação de coagulantes para melhoria da filtrabilidade do licor misto e mitigação do fouling nas membranas. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o uso de coagulantes orgânicos natural e metálicos para melhoria das condições de filtrabilidade do licor misto de biorreator aeróbio com membranas submersas tratando esgoto sanitário e lixiviado a 20%. Para isso, foram selecionados um coagulante inorgânico (Policloreto de alumínio-PAC) e um orgânico (Tanfloc SL), cujos desempenhos serão analisados por meio de duas etapas: a primeira compreende essencialmente ensaios de coagulação em Jar Teste, caracterização físico-química do sobrenadante coagulado, determinação do tempo de filtração e do fluxo crítico; e a etapa 2, que consiste em ensaios de filtrabilidade e determinação de taxas de recuperação de fluxo, quantificação da formação de depósito, caracterização físico-química do permeado e análises nas membranas. Até o presente momento, foi realizado monitoramento e análise da eficiência do tratamento realizado pelo MBR piloto em questão, o qual está operando de maneira estável e com altas eficiências de remoção de poluentes; bem como realizado ensaio de coagulação preliminar, no qual as dosagens de 2,0 mgL-1 e de 3,5 mgL-1 foram identificadas como mais efetivas na remoção de poluentes e com maior potencial para mitigação do fouling nas membranas para os dois coagulantes, respectivamente. A partir disso, foram definidas as seguintes dosagens a serem utilizadas nos ensaios da etapa 1: 1,5; 2,0; 2,8; 3,5 e 4,2 g.L-1. No momento está se dando seguimento à etapa 1 para, em seguida, ser iniciada a segunda.

Presidente - Interno ao Programa - 1073159 - EDUARDO LUCAS SUBTIL
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS MIERZWA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2342998 - RODRIGO DE FREITAS BUENO