PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: MÁRCIO ADILSON DE OLIVEIRA

DISCENTE : MÁRCIO ADILSON DE OLIVEIRA
DATA : 26/09/2019
LOCAL: Sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Proposta de amostragem e caracterização dos RSU secos recebidos e processados pela Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena, São Paulo-SP

Em diversas cidades pelo mundo, normalmente as de grande porte localizadas nos países em desenvolvimento, a gestão inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) tem causado impactos adversos ao meio ambiente e à saúde pública. Na cidade de São Paulo, a execução dos serviços de coleta e destinação dos RSU é concedida pela Prefeitura a empresas privadas, onde a utilização de 2 Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT) possui papel importante neste processo. Como os RSU possuem características tipicamente heterogêneas quanto à ausência de uniformidade, diversidade de composição, forma, dimensão, origem, dentre outras, ainda inexiste no Brasil uma metodologia padrão para sua coleta e caracterização que tenha consenso científico. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi avaliar a fração seca dos RSU gerados pelo agrupamento noroeste da cidade de São Paulo, através de um plano de amostragem e caracterização granulométrica e gravimétrica antes e após a triagem na CMT Ponte Pequena. As amostras foram coletadas entre maio de 2017 a maio de 2018 em dias e horários alternados da semana, considerando somente os caminhões da coleta seletiva da concessionária Logística Ambiental de São Paulo (LOGA). Com a análise gravimétrica realizada na etapa pré-triagem (entrada), identificou-se que 8,9 % dos materiais recebidos são rejeitos, indicando a boa qualidade da separação realizada pelos munícipes. Já ao se avaliar as amostras pós-triagem (saída), constatou-se serem necessárias ações para melhorar o desempenho desta CMT, ou mesmo avaliar a qualidade do que entra de recicláveis, uma vez que saem apenas 28,7 % de rejeitos. Quanto a análise granulométrica, devido às diferenças apresentadas entre as amostras de entrada e de saída, nota-se que a triagem mecanizada associada à seleção manual realizada por Cooperativa, apresentou um efeito significativo positivo, visto que o material considerado rejeito pela CMT e analisado nas coletas de saída tendem a ser menores do que o material recebido. Com base nos indicadores de desempenho, a Taxa de Rejeitos (TR) de 80,2 % da CMT Ponte Pequena é superior à TR de 63,5 % obtida na outra CMT em operação na cidade de São Paulo, demonstrando margem para melhorias no processo mecanizado, uma vez que estudos realizados em Cooperativas não mecanizadas demonstram menores percentuais de TR. Outros indicadores foram também obtidos, como Índice de Recuperação de Materiais Recicláveis (IRMR) e Taxa de Recuperação de Materiais Recicláveis (TRMR), demonstrando que o programa de coleta seletiva e reciclagem de RSU na cidade de São Paulo é ainda incipiente, sendo necessária sua ampliação de forma participativa por todos os envolvidos.

Presidente - Interno ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3045482 - CARLOS ALBERTO FLAVIO CORREA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GINA RIZPAH BESEN - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1814655 - LUCIA HELENA GOMES COELHO