PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: CHRISTIANE JACINTO

DISCENTE : CHRISTIANE JACINTO
DATA : 26/07/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC

Caracterização dos rejeitos provenientes da fração reciclável do resíduos sólidos urbanos gerados pela região sul do município de São Paulo - SP

Visto que na cidade de São Paulo existe uma carência em relação às estratégias levadas em consideração de forma eficiente para diminuir a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), a caracterização desses - sejam eles passíveis de tratamento ou reaproveitamento - e seus rejeitos é primordial para a execução da gestão integrada de resíduos sólidos de forma precisa e também de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Visto que a população do agrupamento sudeste em 2012 representava cerca de 60% de toda população da cidade, os RSU gerados por este agrupamento são de uma parcela muito significativa no contexto total do município. O objetivo principal é analisar a composição considerada rejeito que chega ao aterro sanitário da Central de Tratamento Leste (CTL), através da caracterização gravimétrica e granulometrica dos RSU secos pré e pós-triagem processados pela Central Mecanizada de Triagem do agrupamento sudeste do município de São Paulo-SP, gerenciado pela Ecourbis Ambiental, mas que atualmente recebem resíduos apenas de algumas subprefeituras região sul do município. A coleta das amostras aconteceu uma vez a cada dois meses, em dias e horários diferentes da semana, durante um ano, considerando-se apenas caminhões da Coleta Seletiva que chegavam a CMT, no período de maio de 2017 a maio de 2018. Foram coletados dois sacos referentes a entrada dos resíduos secos (antes da triagem) e um saco referente a saída de rejeitos (após triagem). Após a coleta, foram realizadas análises laboratoriais, incluindo a caracterização granulométrica e gravimétrica destes resíduos. Verificou-se um padrão de comportamento semelhante tanto entre as amostras de entrada quanto entre as amostras de saída do processo de triagem. As amostras de saída apresentaram uma quantidade maior de rejeitos, mostrando que, uma vez que a triagem visa encaminhar o material de qualidade para reciclar e considerar os demais como rejeito, a mesma tem sido efetiva. Devido às diferenças apresentadas entre as amostras de entrada e de saída, nota-se ainda que a triagem mecanizada apresenta um efeito significativo positivo quanto à composição granulométrica dos RSU, visto que o material considerado rejeito pela CMT e analisado nas coletas de saída tendem a ser menores do que o material que chega na CMT analisado nas coletas de entrada.

Presidente - Interno ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671283 - LUISA HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDNILSON VIANA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI