PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de DEFESA: Aloá Dandára Oliveira Damasceno

DISCENTE : Aloá Dandára Oliveira Damasceno
DATA : 22/07/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Caracterização de fatores climáticos e instrínsecos aos solos relacionados às ocorrências de deslizamentos no município de Mauá-SP

Diante do aumento do registro de das ocorrências de processos geodinâmicos no país, torna-se importante compreender cada vez mais os fatores condicionantes e deflagradores. Investigações de relações entre movimentos de massa e chuva podem auxiliar significativamente as ações de prevenção e redução de desastres. A cidade de Mauá - SP apresenta uma frequência elevada de registros de deslizamentos, principalmente nos períodos chuvosos, sendo adicionada ao grupo de municípios prioritários para a implantação de medidas de prevenção e redução de desastres naturais previstos Política Nacional de Proteção e Defesa Civil-PNPDEC (Lei nº 12.608 de 2012) por causa dos fortes impactos socioeconômicos e ambientais causados na região em decorrência das chuvas extremas. O presente trabalho visa analisar a influência da precipitação na deflagração dos processos de deslizamentos no município de Mauá, considerando os fatores condicionantes (como condições geológicas e topográficas, características geotécnicas e regime de chuvas, entre outros fatores ambientais da área) e a ação de fatores deflagradores (além da pluviosidade, erosão pela água ou vento, ações antrópicas, oscilação do lençol freático, entre outros), destacando o desencadeamento imediato deste processo em casos de chuva intensa, erosão e ação antrópica. A partir das investigações realizadas neste trabalho foi possível elaborar curvas de ajuste entre precipitação (em diferentes períodos diários) e deslizamento para a região, através do uso de limiares críticos de precipitação determinados de acordo com as características locais da relação chuva – deslizamento. Também foram avaliadas as propriedades do solo através da descrição e caracterização geotécnica.

Presidente - Interno ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671346 - DIANA SARITA HAMBURGER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIO ROBERTO MAGALHÃES DE ANDRADE
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2548506 - VITOR VIEIRA VASCONCELOS