PPGCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgcta

Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA NUNES CALADO

DISCENTE : BIANCA NUNES CALADO
DATA : 22/09/2021
LOCAL: Remoto - Google Meet - Santo André

Avaliação Qualitativa e Comparativa dos Relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) com foco no Grupo de Trabalho II: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade para o Brasil

O Objetivo desse trabalho foi analisar qualitativamente e comparativamente os cinco relatórios avaliativos publicados de 1990 a 2014 pelo IPCC, com foco no grupo de Trabalho II – Impactos Adaptação e Vulnerabilidade. Especificamente será apresentada a evolução das pesquisas brasileiras publicadas nos relatórios avaliativos, sua evolução e aprimoramento em quantidade e qualidade que evidenciem os riscos de impactos, as vulnerabilidades e as adaptações aos sistemas brasileiros: Hidrologia e Recursos Hídricos e Assentamentos Humanos. Complementarmente será realizado um estudo prático sobre o impacto do aumento de temperatura do ar, a variabilidade da precipitação e a ocorrência de desastres devido aos extremos climáticos no Sudeste do Brasil. A pesquisa utilizou os métodos histórico e comparativo para apresentar o avanço das pesquisas brasileiras e o atual conhecimento nos sistemas ambientais brasileiro no ato de esquadrinhar minunciosamente essa evolução nas pesquisas, na amplitude do desenvolvimento das capacidades de adaptação dos sistemas em estudo para o Brasil. E para o estudo de caso as avaliações sobre mudanças de temperatura e precipitação compreendem cenários de aquecimento SWL2.0 e SWL4.0 derivados da base de dados do TerraClimate. Para a avaliação histórica e comparativas os resultados serão apresentados de forma a evidenciar as pesquisas realizadas por autores brasileiros e a sua evolução junto aos relatórios do IPCC. Buscando assim contribuir com o entendimento sobre as mudanças climáticas e suas interferências nos sistemas humanos e naturais quanto aos riscos, impactos, vulnerabilidades e desenvolvimento de capacidade adaptativa para fins de um melhor entendimento para a pesquisa e para uma colaboração junto à sociedade.

Presidente - Interno ao Programa - 1876379 - MARIA CLEOFE VALVERDE BRAMBILA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1809834 - ANDREA DE OLIVEIRA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2348602 - GABRIELA FARIAS ASMUS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1763487 - SANDRA IRENE MOMM SCHULT