PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: MILENA TREVISAN PELEGRINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA TREVISAN PELEGRINO
DATA : 06/05/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Preparação, caracterização e ensaios biológicos de biomateriais poliméricos doadores de óxido nítrico

O óxido nítrico (NO) é uma molécula de tamanho pequeno, lipofílica e desprovidade de carga que apresenta uma miríade de aplicações biomédicas, tais como, atividade antitumoral, atividade antibacteriana e vasodilatação. Uma das desvantagens para o uso clínico de NO é a sua meia-vida relativamente curta de 1-5 s. Para tornar viável a sua aplicação terapêutica, o objetivo desse trabalho foi incorporar molécula doadoras de NO, em específico os S-nitrosothióis (RSNO) em nanopartículas de quitosana (CS NPs) e hidrogéis. As CS NPs foram sintetizadas por meio de gelificação ionotrópica utilizando como contra íon o tripolifosfato de sódio (TPP), com isso, obtiveram-se CS NPs contendo a molécula doadora de NO, S-nitroso-ácido mercaptosuccínico (Snitroso-MSA-CS NPs), com tamanho hidrodinâmico médio de 142,80 ± 2,22 nm. Após o revestimento com o ácido hialurônico (AH), o tamanho hidrodinâmico médio aumentou para 170,80 ± 0,14 nm. Os ensaios de citotoxicidade demonstraram um efeito tóxico em linhagens celulares (PC3 e HeLa) com um efeito tóxico acentuado para as nanopartículas revestidas com AH. Além da aplicação das CS NPs em células tumorais, também incorporou-se a molécula de S-nitrosoglutationa (GSNO) nas mesmas para aplicação em pele humana. A GSNO é uma molécula endógena pertencente ao grupo dos RSNOs. Ao aplicar as GSNO-CS NPs na epiderme de amostras humanas, observou-se um aumento da concentração de S-nitrosotióis (RSNOs) em 32% na pele, o que indica que as GSNO-CS NPs conseguem liberar o NO e o mesmo penetra na pele humana causando o aumento dos níveis dérmicos de RSNO. Além das nanopartículas contendo doadores de NO, também se avaliou o potencial de hidrogéis de quitosana (CS-Hid) contendo doadores de NO. Na formulação do hidrogel testada adicionouse Pluronic F-127, o que confere ao material um comportamento termoresponsivo. Análises de reologia e morfologia demonstraram um hidrogel com temperatura de gelificação (Tgel) de 29,95 ± 0,85°C e boas propriedades mecânicas. Ensaios de citotoxicidade demonstraram concentrações seguras para serem administradas em células de mamíferos com potentes efeitos bactericidas (Pseudomonas aeruginosa). Com isso avaliaram-se dois materiais diferentes contendo doadores de NO com potencial para aplicações biomédicas, destacando a ação bactericida e antitumoral.

Presidente - Interno ao Programa - 1844792 - AMEDEA BAROZZI SEABRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623562 - RODRIGO LUIZ OLIVEIRA RODRIGUES CUNHA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO