PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: CAMILA MOSCA BARBOZA

DISCENTE : CAMILA MOSCA BARBOZA
DATA : 14/02/2020
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTIVIRAL DA BUFOTENINA FRENTE A DIFERENTES VÍRUS DE IMPORTÂNCIA ANIMAL E HUMANA

A importância dos vírus como agentes etiológicos de doenças e a descoberta crescente de novos vírus tem impulsionado a pesquisa nas diversas áreas da virologia. O aumento da resistência dos microrganismos a drogas hoje disponíveis e infecções que até hoje são desprovidas de tratamento, tem motivado a busca por novas alternativas terapêuticas. Os alcaloides são compostos que apresentam uma ampla variedade de atividades biológicas, dentre elas, ação antiviral. A bufotenina é um alcaloide que pode ser encontrado em vegetais e secreções de anfíbios, estudos já demonstraram seu potencial antiviral.  O adenovírus canino tipo 2 (CAV-2) e o coronavírus canino (CCoV) são considerados os principais patógenos associados a traqueobronquite canina e gastroenterite aguda em cães filhotes respectivamente, em alguns casos com alta morbidade e mortalidade, sobretudo em função da capacidade de potencializar infecções por outros agentes. O tratamento para ambas infecções é apenas de suporte. A raiva é uma doença geralmente fatal que atinge mamíferos e que não apresenta um tratamento eficaz após o aparecimento dos sintomas. Por outro lado, o herpesvírus humano atinge grande parte da população mundial e apesar da disponibilidade de tratamento, casos de resistência e toxicidade têm sido relatados. O presente estudo avaliou a citoxicidade da bufotenina e seu potencial antiviral frente a quatro espécies de vírus de importância médica e veterinária. A atividade da bufotenina foi avaliada em concentrações não tóxicas para células VERO e BHK-21 previamente determinadas pelo ensaio de MTT. A atividade antiviral foi avaliada com base na redução do título viral infeccioso na ausência e na presença da bufotenina frente ao adenovírus canino 2, coronavírus canino, herpesvírus humano tipo 1 e vírus da raiva, posteriormente diferentes doses infectantes de cada vírus foram avaliadas na presença e ausência da bufotenina. Na titulação viral, a bufotenina apresentou atividade antirrábica significativa apenas frente a amostra com linhagem genética característica de morcego não hematófago (Eptesicus furinalis). Frente as doses infectantes constantes de vírus, a bufotenina apresentou ação antiviral significativa a diferentes linhagens genéticas de vírus da raiva e a amostra KOS de HSV-1. Já frente ao CAV-2, CCoV e a amostra 29R-aciclovir resistente de HSV-1 a bufotenina não apresentou ação antiviral em nenhum dos experimentos realizados. Os resultados obtidos neste trabalho permitem concluir que a bufotenina apresenta ação antiviral, sendo esta variável de acordo com a espécie de vírus avaliada, a linhagem genética deste e ainda com a dose infectante inoculada.

Presidente - Interno ao Programa - 927.634.300-82 - HELENA BEATRIZ DE CARVALHO RUTHNER BATISTA - UFRGS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KARIN CORRÊA SCHEFFER FERREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605420 - MARIA CRISTINA CARLAN DA SILVA