PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELE CRISTINA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRAZIELE CRISTINA FERREIRA
DATA : 03/09/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

Análise do efeito do inibidor de serinoprotease rBmTI-A em células pulmonares A549.

O enfisema pulmonar é caracterizado pela destruição do tecido alveolar , apresenta-se como uma das manifestações da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) que é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade no mundo.  Algumas proteases estão envolvidas com o processo de instalação do enfisema como a elastase de neutrófilos humana (HNE).

O inibidor de serionoproteases rBmTI-A  é originário do carrapato Rhipicephalus Boophilus microplus, pertence à família Kunitiz- BPTI e apresenta dois domínios inibitórios e atividade sobre elastase de neutrófilos humana (HNE), tripsina bovina, plasmina e Calicreína Plasmática Humana. Em trabalho anterior do grupo foi demonstrado uma atividade pelo rBmTI-A de prevenção ao desenvolvimento do enfisema pulmonar, induzido por elastase pancreática porcina (PPE), em camundongos. Aparentemente este efeito ocorre por meio do controle da resposta inflamatória por rBmTI-A.

No presente trabalho, analisamos a resposta inflamatória induzida por elastase pancreática porcina em células pulmonares humanas A549 e investigamos a ação do inibidor rBmTI-A nessas células. O inibidor rBmTI-A foi expresso, purificado e as análises bioquímicas foram realizadas comprovando que o inibidor estava ativo.  As células A549 foram incubadas com diferentes concentrações de PPE por uma hora ou 16 horas, ambas as condições com controle sem a PPE. O sobrenadante e as células resultantes foram usados para análises de taxa de detachamento, viabilidade celular, analise proteolítica dos sobrenadantes de cultura e real time PCR para verificar a expressão de IL8 e IL6. Também foi realizado ensaios com rBmTI-A em diferentes concentrações e a PPE (0,0125U/ml). Nesses ensaios rBmTI-A foi pré-incubado com as células por duas horas seguido de adição da PPE  e incubação por 16h, para esse teste foi realizado teste de viabilidade celular e ELISA para IL8.

Como resultados, os dois modelos de padronização da indução da inflamação nas células A549 houve diferença na expressão de IL8 e IL6. No ensaio utilizando o inibidor e a PPE a concentração de 28 nM foi a que apresentou resultados mais expressivos, a incubação com o inibidor mostrou diminuição de 71% dos níveis de IL8 comparado com os níveis quando administrado com PPE somente, ou seja, foi capaz de reverter o quadro instalado pela ação da PPE. Como conclusões desta etapa do trabalho verificamos que a PPE é capaz de induzir secreção de interleucinas (IL6 e IL8), e o inibidor rBmTI-A pode diminuir esse aumento, provavelmente interferindo na indução da resposta inflamatória em células A549 por PPE.

Presidente - Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066269 - VINICIUS DE ANDRADE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1941387 - FERNANDA DIAS DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI