PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE FERNANDES CORREIA

DISCENTE : FELIPE FERNANDES CORREIA
DATA : 31/07/2019
LOCAL: dados da sala: Sala S17, Terreo, Bl. Delta, Campus SBC, Alam. da Universidade. s/n, B. Anchieta - S. Bernardo do Campo - SP.

CONSEQUÊNCIAS FUNCIONAIS DA REGULAÇÃO EPIGENÉTICA DE EZH2 NA NEURODEGENERAÇÃO E RECUPERAÇÃO LOCOMOTORA DEPOIS DA LESÃO DA MEDULA ESPINHAL

A lesão medular (LM) é um distúrbio neurológico traumático com relevância clínica devido à perda da comunicação neuronal entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico. Após a lesão primária, muitas vezes causada por traumas mecânicos, o quadro pode se agravar pela inflamação tecidual local. Atualmente, já se sabe que os processos relacionados à epigenética contribuem para a disseminação de danos no SNC e em especial no estabelecimento de processos inflamatórios. A epigenética está frequentemente relacionada com modificações na estrutura da cromatina que são capazes de alterar a expressão gênica, sendo que estas modificações incluem a adição do grupo metil e acetil nas histonas. Nesse contexto, a metilação global e, principalmente, a metilação da lisina 27 da histona 3 produzida pelo Enhancer do Zeste Homolog 2 (EZH2) já foi relacionada à modulação da resposta inflamatória e morte celular em infecções do SNC. No entanto, o papel do EZH2 após lesões no SNC ainda não está bem descrito. O objetivo deste projeto foi avaliar o papel da atividade de EZH2 na progressão da inflamação e regeneração tecidual através de sua inibição da farmacológica (GSK343) uma hora após a LM. Para tanto, combinamos as análises de imunofluorescência (IF) e western blotting (WB) com avaliação da função motora como fornecidas pelo teste de Basso, Beattie e Bresnahan (BBB) e escala de grid. Os resultados foram comparados pelo teste T de Student ou ANOVA de medidas repetidas de duas vias, seguido por teste post-hoc apropriado. Todos os procedimentos foram conduzidos de acordo com o CEUA (2066300916).  O EZH2 está presente nas células maduras da medula espinhal e após o trauma ocorre a translocação para o núcleo (0,4 ± 0,09 vs. 0,115 ± 0,05, P <0,05), sem alteração dos níveis proteicos. Além disso, os resultados de IF em secções da medula espinhal revelaram que, após LM aguda (24 h após lesão), o número de células CD86 positivas muda na substância branca. Quando comparado com controles (apenas veículo), o tratamento com GSK343 aumenta o número de células positivas para CD86 (588 ± 251 vs. 1298 ± 150; N = 5; P <0,01), enquanto a análise da intensidade dos pixels demonstrou uma redução no brilho individual destes marcadores (10 ± 2 vs. 7.8 ± 1.3; N = 5; P <0,01). Ademais, quando comparado aos controles, o tratamento com GSK343 após LM aumentou a pontuação no teste BBB 6 semanas após a lesão (7,28 ± 1,68 vs. 14,55 ± 2,25; N = 9; P <0,05), escala de grid (0,0% ± 33,3 vs. 83,33% ± 36,07 vs; N = 6; P <0,05) e sub-BBB (4,28 ± 1,04 vs. 7,88 ± 1,50; N = 9; P <0,05). Os resultados de IF evidenciaram que quando comparados aos controles, os animais com 6 semanas após a lesão, mostraram maior intensidade do pixel de proteína 43 associada ao crescimento (GAP43) na região rostral da medula espinhal (8,64 ± 0,05 vs. 17,3 ± 1,95; N = 3; P> 0,01). Além disso, os animais tratados apresentaram tendência ao aumento da remielinização e formação de cicatriz glial. Todos esses dados sugerem uma participação do EZH2 na resposta imunológica inata, principalmente na expressão de CD86 e isso pode influenciar na resposta adaptativa, que está relacionada à regeneração axonal e recuperação da função motora.

Presidente - Interno ao Programa - 1675708 - DANIELE RIBEIRO DE ARAUJO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066269 - VINICIUS DE ANDRADE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LÚCIA MARIA ARMELIN CORREA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI