PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DORETTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA DORETTO DA SILVA
DATA : 10/05/2024
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

TRATAMENTO COM SULFORAFANO NA MODULAÇÃO DA REJEIÇÃO AGUDA EM MODELOS DE TRANSPLANTE DE PELE EXPERIMENTAL

Introdução: o transplante (tx) é uma terapia alternativa para doenças hematológicas e de órgãos-alvo com disfunção irreversível. Apesar da imunossupressão, a rejeição aguda (RA) é um revés comum entre os pacientes e ainda é um fator de risco para a sobrevivência do enxerto. O sulforafano (SFN), um fitoquímico presente em crucíferos tem sido demonstrado possuir propriedades anti-inflamatórias e imunorreguladoras. Dessa forma, o objetivo deste projeto foi avaliar os efeitos do tratamento com SFN, incorporado em hidrogéis poliméricos termosensíveis (GEL-SFN), na prevenção da RA em um modelo de tx de pele em camundongos. Métodos e Resultados: o hidrogel termossensível contendo SFN (0,1%) e ácido hialurônico (0,5%) dispersos em matriz de poloxâmero (PL407 a 20% p/v) foi desenvolvido (GEL-SFN) e avaliou-se sua biocompatibilidade e eficácia na prevenção de RA em tx. A formulação foi caracterizada por técnicas físico-químicas, evidenciando a estrutura de um hidrogel líquido-viscoso adequado para a execução dos ensaios in vitro e in vivo. O procedimento de tx cutâneo, totalmente incompatível com complexo principal de histocompatibilidade, foi realizado a partir de camundongos doadores de pele balb/c, transplantados em camundongos receptores C57BL/6. Os ensaios in vitro mostraram que o tratamento com GEL-SFN não induziu toxicidade em células dendríticas (DC) derivadas da medula óssea. Já os ensaios in vivo mostraram que 100 % dos camundongos transplantados não tratados rejeitaram o tx após 9 dias. No entanto, o tratamento com injeções s.c de GEL-SFN, a cada 3 dias, aumentou a sobrevivência do aloenxerto (80 %) durante 14 dias (p<0,001), mostrando a eficiência do tratamento com GEL-SFN, indicando o aumento na sobrevivência do enxerto. Além disso, na análise dos linfonodos drenantes cinco dias pós-tx por citometria de fluxo revelou que o tratamento com GEL-SFN reduziu a frequência de algumas populações de células imunes, tais como subtipos de DC, células T CD4+ naïve, memória efetora e memória central, além de uma tendência à diminuição de células T CD4+ produtoras de IFNγ. Conclusão: O tratamento GEL-SFN reduziu a ativação de células imunes in vivo, posterga o surgimento da RA,  contribuindo para  aumentar a sobrevivência do aloenxerto nos animais transplantados.

Presidente - Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - INNEKE MARIE VAN DER HEIJDEN NATÁRIO - MEDICINA ABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1623577 - JOAO HENRIQUE GHILARDI LAGO