PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: VITÓRIA LUÍZA SANTOS DAMASCENO

DISCENTE : VITÓRIA LUÍZA SANTOS DAMASCENO
DATA : 23/04/2024
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Investigação do domínio RBD do gene que codifica a proteína Spike do SARS-CoV-2 durante o período de monitoramento da comunidade da UFABC

O SARS-CoV-2 é um vírus da família Coronaviridae que surgiu em Wuhan, China, em 2019 e é responsável pela pandemia de COVID-19. Este vírus apresenta uma série de manifestações clínicas, desde infecções assintomáticas até casos graves de SARS (síndrome respiratória aguda grave), afetando milhares de pessoas e resultando num grande número de mortes. O genoma do SARS-CoV-2 é composto por RNA de orientação positiva, protegido pela proteína do nucleocapsídeo (N). As demais proteínas estruturais do vírus são as proteínas do envelope (E) e da membrana (M), além da proteína Spike (S), que é responsável pelo formato de coroa solar do vírus, desempenhando papel crucial na infecção, utilizando o receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA) para entrar nas células humanas. A proteína S é a molécula predominante na resposta imune do hospedeiro e o principal componente das vacinas disponíveis contra a COVID-19, e a evolução dos vírus RNA é rápida e pode ter especificidades regionais. O domínio de ligação ao receptor da ECA da proteína S (RBD) é a principal sequência de aminoácidos envolvida no processo de ligação ao receptor, e sua modificação pode refletir a capacidade do vírus de escapar da resposta do sistema imunológico à infecção e também à vacina. O objetivo deste estudo é investigar a variabilidade genética do domínio RBD da proteína S do SARS-CoV-2 a partir de amostras positivas para o  vírus obtidas durante o monitoramento da comunidade da UFABC ocorrido de maio de 2021 a dezembro de 2022. Um total de 51.000 amostras de saliva foram auto-coletadas em algodão por membros da comunidade da UFABC, das quais 1.729 foram positivas para SARS-CoV-2. Um fragmento de 430 pb correspondente ao gene que codifica a região hipervariável 1 do gene mitocondrial humano (HV1) foi amplificado por PCR de todas as amostras, as quais foram classificadas como competentes para amplificação por RT-PCR  e nested-PCR do gene que codifica a proteína S de SARS-CoV-2, o qual foi amplificado em 755 amostras. Os primers para amplificar o domínio RBD da proteína S foram sintetizados e serão utilizados para amplificar um fragmento de 800 pb por RT-PCR de todas as 755 amostras positivas para o gene que codifica a proteína S. Os fragmentos obtidos serão sequenciados e a variabilidade genética caracterizada. Este estudo será a base para a detecção da variabilidade genética do domínio RBD da proteína S do SARS-CoV-2 em investigações em larga escala de populações sentinela.

Presidente - Interno ao Programa - 1675714 - MARCIA APARECIDA SPERANCA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ODANIR GARCIA GUERRA - UFMS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALINE DINIZ CABRAL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE BAENA GARCIA