PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: MADALENA LIMA

DISCENTE : MADALENA LIMA
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Remoto

ÁCIDO INDOL-3-BUTÍRICO E SUA FORMULAÇÃO GEL PARA APLICAÇÃONA PELE: EXPRESSÃO GÊNICA DE CITOCINAS EM MODELO CELULAR

O estudo de metabólitos bacterianos, como o ácido indol-3-butírico, para o tratamento de doenças crônicas tem aumentado significativamente. Os metabólitos derivados do indol têm mostrado efeitos controversos na modulação de citocinas, além de haver escassez de informações sobre o efeito ácido indol-3-butírico em queratinócitos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é investigar a ação do ácido indol-3-butírico, juntamente com dois sistemas carreadores moleculares (poloxâmeros 407 e 188), em modelos de células de queratinócitos humanos HaCat. A metodologia envolveu estudo in silico de citocinas anti e pro-inflamatórias, análise reológica dos hidrogéis, testes de viabilidade e exposição das células HaCat aos tratamentos por 24 horas. Foram também escolhidas as citocinas IL-1β, TNFα e IL-4 para a verificação da expressão gênica neste modelo, realizada por PCR quantitativo em tempo real. Os resultados revelaram que o ácido indol-3-butírico, tanto na sua forma livre como encapsulado no hidrogel H2 (poloxâmero 407 a 20% e poloxâmero 188 a 5%), exerce efeito na modulação imunológica dos queratinócitos. Especificamente observou-se aumento na expressão gênica de IL-1β (2,8 vezes mais que controle) com o ácido indol-3-butírico livre e aumento equivalente na expressão de IL-4 quando ácido indol3-butírico estava encapsulado em H2 (2,7 vezes). Apesar das expressões dessas citocinas estarem muito próximas ao limite de detecção do método, sugere-se uma capacidade de indução de expressão gênica de citocinas nos queratinócitos causada por ácido indol-3-butírico. O hidrogel H1 (poloxâmero 407 a 25%) exibe propriedades reológicas mais favoráveis para aplicação tópica. Esses achados podem contribuir para estudos futuros de uma nova alternativa terapêutica para o manejo de doenças crônicas de pele.

Presidente - Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3066269 - VINICIUS DE ANDRADE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1764675 - CHRISTIANE BERTACHINI LOMBELLO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675708 - DANIELE RIBEIRO DE ARAUJO