PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: VIVIANE DOMINGUES COSTA

DISCENTE : VIVIANE DOMINGUES COSTA
DATA : 19/04/2024
LOCAL: Remota

Identificação, purificação e caracterização bioquímica de proteases em Cornitermes cumulans (Insecta, Blattodea, Termitidae)

O cupim-de-montículo Cornitermes cumulans é nativo da região neotropical e está distribuído desde o sul do Nordeste Brasileiro até o Norte da Argentina, alimentando-se principalmente de folhas e raízes mortas de gramíneas. As pesquisas sobre esses cupins envolvem análises ecológicas, estudos da microbiota e estratégias de controle biológico, dada a sua abundância e relevância no ecossistema, desempenhando papel fundamental na decomposição e reciclagem de nutrientes. As serino proteases são amplamente estudadas por apresentarem participação vital no metabolismo de organismos. Dentre a família das serino proteases podemos destacar a família da quimotripsina, como exemplo a tripsina e elastase que estão presentes em mamíferos e insetos. Estudos apontam a atividade do tipo quimotripsina e tripsina em insetos, inclusive em cupins, porém sua origem e seu papel no organismo não estão claros, existem evidências que apontam para o processo digestivo, no qual sua produção pode estar relacionada aos simbiontes presentes no trato digestório. Outra hipótese está relacionada com a ativação das serino proteases presentes na hemolinfa para ativar o processo de defesa contra patógenos chamadas cascata de melanização.  O presente estudo focou em complementar estudos voltados a essa espécie com a identificação, purificação e caracterização bioquímica das proteases. Os ensaios foram realizados com duas castas os operários e soldados, dividindo-se os cupins em dois segmentos (cabeça e tórax-abdômen), de forma que a análise e caracterização bioquímica fossem feitas quantitativamente e qualitativamente, por meio de ensaios de quantificação de proteínas, avaliando atividade proteolítica, por meio de géis de SDS-PAGE e cromatografia de troca iônica para a cabeça dos animais e posterior ensaios de atividade proteolítica. Como resultados, obtivemos que a cabeça de soldado apresenta mais proteínas em relação ao operário, no entanto na porção tórax-abdômen o operário apresenta mais proteína do que os soldados. Os dados de SDS- PAGE, apresentam bandas proteicas na cabeça dos indivíduos, permanecendo em grande quantidade após a purificação. Foi identificada a ação de proteases nas duas castas estudadas, do tipo tripsina e quimotripsina. O resultado da purificação das amostras indica que existe uma similaridade do perfil cromatográfico entre as amostras, evidenciando uma semelhança na composição proteica mantida nesta espécie. Por fim,, verificou-se ação de proteases na região da cabeça tanto de soldados quanto de operários, do tipo tripsina e quimotripsina.

Presidente - Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605420 - MARIA CRISTINA CARLAN DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 230.466.338-90 - GRAZIELE CRISTINA FERREIRA - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 927.634.300-82 - HELENA BEATRIZ DE CARVALHO RUTHNER BATISTA VICENTE - UFRGS