PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE DOMINGUES COSTA

DISCENTE : VIVIANE DOMINGUES COSTA
DATA : 02/02/2024
LOCAL: Remota

Identificação, purificação e caracterização bioquímica de proteases em Cornitermes cumulans (Insecta, Blattodea, Termitidae)

Os cupins são insetos da ordem Isoptera, se alimentam de madeira (e outros componentes celulósicos), são espécies sociais, formando castas de indivíduos ápteros ou alados. Os cupins vivem em colônias populosas e constroem seus ninhos, para proteção da colônia, armazenamento de alimento e manutenção de condições ótimas para o desenvolvimento dos indivíduos. Em seu habitat natural, desempenham uma importante função na natureza relacionada a converter restos vegetais e árvores mortas em húmus.

Cornitermes cumulans é uma espécie de cupim de montículo amplamente encontrada no Brasil, notável por sua alimentação à base de vegetação seca e em estado de deterioração. As investigações relacionadas a esses cupins englobam avaliações ecológicas, explorações da microbiota associada e estratégias de controle biológico. Isso se deve à sua proeminente presença e relevância no ecossistema, desempenhando um papel fundamental na decomposição e reciclagem de nutrientes.

Muitos estudos sobre cupins são voltados à ecologia, microbiota simbionte e ao controle biológico com substâncias químicas. Em cupins não existem muitos trabalhos sobre inibidores de proteases, mas estudos recentes mostram que existe uma quantidade significativa de proteínas totais, porém, a literatura ainda é escassa em relatos sobre caracterização de atividade proteolíticas e atividades inibitórias.

Em estudos recentes com cupins C. cumulans, foram identificados proteases presentes pertencentes à classe de serino proteases no corpo (tórax-abdômen) de modo a inferir a importância destas enzimas no desenvolvimento e adaptação do cupim em diferentes ambientes, esses dados são muito importantes para conhecer os processos fisiológicos destes indivíduos para aplicar em diferentes seguimentos.

O presente estudo teve como objetivo identificar, caracterizar e purificar a atividade proteolítica em extratos proteicos da espécie de cupim C. cumulans em duas castas os soldados e operários.

Inicialmente foi realizada a localização de colônias adultas da espécie de cupim C. cumulans para coletar amostras de duas castas da espécie sendo soldados e operários. Posteriormente foi realizada a extração e quantificação de proteínas, utilizando o animal inteiro e por dissecção do intestino para a extração da hemolinfa e produção de extrato proteico e realizamos análises das proteínas através do método de quantificação de Bradford e por eletroforese em gel de poliacrilamida (SDS-PAGE). Para a identificação de proteases foram realizados ensaios de atividade acompanhada pela hidrólise de substratos fluorescentes, os extratos proteicos obtidos foram submetidos a zimografia para avaliar a atividade das proteases. A purificação das amostras foi realizado por cromatografias de troca iônica as amostras selecionadas, apresentaram atividade do tipo tripsina e quimotripsina.

Presidente - Interno ao Programa - 2605490 - SERGIO DAISHI SASAKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605420 - MARIA CRISTINA CARLAN DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1308531 - TIAGO FERNANDES CARRIJO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1696841 - LUCIANO PUZER