PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRA ANDRETTA

DISCENTE : MAIRA ANDRETTA
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

MONITORAMENTO DE SARS-COV-2 E RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DE SÃO PAULO: Orientação humanizada em grande escala com uso do WhatsApp

Em dezembro de 2019 foi descrito o novo coronavírus e a doença causada pelo SARS-CoV-2 foi denominada COVID-19 (Coronavirus Disease 2019). Devido à pandemia, as atividades não essenciais foram restritas em 2020. As universidades passaram a estudar formas seguras de retorno às atividades, o que apontou que as medidas de biossegurança que se mantiveram como eficazes foram o uso de máscaras, distanciamento social, higiene pessoal, além de programas de monitoramento por meio de testes e isolamento de indivíduos contaminados. O objetivo deste estudo foi o desenvolvimento de ferramentas de comunicação para monitoramento do SARS-CoV-2 por meio de testagem na comunidade da UFABC, durante o retorno gradual às atividades presenciais, de maio de 2021 a dezembro de 2022.  Os testes foram realizados por RTqPCR, com amostras de saliva, em algodão e em pequenas quantidades, em tubo coletor seco, envolto em lenço umedecido com Álcool Isopropílico 70%, o que permite que a amostra permaneça viável por duas semanas e as caixas coletoras possam ser manuseadas pelos trabalhadores sem risco de contaminação. A análise da amostra pode ser realizada em laboratório com nível de biossegurança 2. Os resultados foram entregues por profissional de saúde por telefone, durante a primeira onda e por WhatsApp e e-mail até o final do período de monitoramento. A administração da UFABC apresentou diversas alterações no protocolo de biossegurança, de acordo com o período epidemiológico vivenciado, o que impactou no comportamento da comunidade em relação à testagem. A divergência de informações divulgadas, seja na esfera pública municipal, estadual ou federal, ou na esfera privada, sobre a pandemia, revelou-se um importante obstáculo à orientação comunitária e à disseminação de informações adequadas. O Whatsapp web “monitora covid” revelou-se uma ferramenta valiosa para contato com a comunidade, demonstrando ser um canal humanizado para receber dúvidas e anseios, bem como contato e orientações quanto aos protocolos de biossegurança adotados na universidade, e questões de saúde em geral, que subsidiou o acompanhamento ao disponibilizar uma coleta de dados rica e detalhada. Não só o monitoramento e a testagem, mas todo o processo de orientação comunitária foi essencial para a mitigação bem sucedida das infecções por SARS-CoV-2 no ambiente da universidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1675714 - MARCIA APARECIDA SPERANCA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALINE DINIZ CABRAL - SCMSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FELIPE BAENA GARCIA