PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: PAMELA PINHEIRO MARTINS

DISCENTE : PAMELA PINHEIRO MARTINS
DATA : 18/10/2023
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

IMPACTO DO TWO-HIT NEONATAL NAS ALTERAÇÕES IMUNOLÓGICAS DO EIXO CÉREBRO-INTESTINO EM CAMUNDONGOS C57BL/6

A manutenção do desenvolvimento adequado ocorre na interface entre mãe e feto, através de um equilíbrio complexo de mudanças físicas, hormonais e imunológicas ao longo da gravidez. Contudo, a dinâmica dessas mudanças na mãe pode aumentar a vulnerabilidade a infecções, levando à ativação imune materna (AIM) que resulta na alta produção de citocinas que influenciam a resposta imunológica fetal e propicia o parto prematuro. Por sua vez, a prematuridade está relacionada a uma gama de intercorrências clínicas, sendo a asfixia neonatal uma das mais ocorrentes e que desencadeia cascatas bioquímicas que causam morte celular e inflamação em diversos órgãos, como o cérebro, mas também o intestino, o qual estudos apontam ter forte influência na modulação da função neuronal e participação em diversas patologias. Portanto, nosso objetivo foi avaliar o impacto de um modelo two-hit na resposta imunológica cerebral e intestinal, e seu reflexo em alterações comportamentais semelhantes ao observado em portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, realizamos a injeção de LPS no 14º dia gestacional (DG14) e após o nascimento, os filhotes foram submetidos à anóxia neonatal para posterior análise de morte celular e proteínas relacionadas a imunologia do córtex pré-frontal medial (CPFm) e intestino delgado no período agudo ao estímulo. Adicionalmente, avaliamos o papel do receptor Toll-like receptor 4 (TLR4), para tal, os animais two-hit foram injetados com o inibidor TAK-242 e a avaliação do desenvolvimento somático e sensório-motor foi realizada até a idade pós-natal de 21 dias (P21), analisamos seus CPFm e intestinos delgados, e possíveis alterações comportamentais, por open field e three-chamber test. Encontramos uma redução de peso nas mães injetadas com LPS, acompanhado de diminuição do tamanho da ninhada. Os animais two-hit tiveram morte celular no CPFm e aumento dos níveis de TLR4 e ARG1 nos órgãos analisados no período agudo. Observamos um atraso no desenvolvimento sensório-motor que foi parcialmente atenuado pela injeção de TAK-242. Ainda, os animais two-hit demonstraram alteração do comportamento social e aumento dos níveis de ARG1 e iNOS intestinais. Portanto, esta pesquisa destaca uma resposta imunológica modificada resultante de um cenário de two-hit, no qual tanto o cérebro quanto o intestino desempenham um papel na perturbação do comportamento social e na modificação do curso do desenvolvimento pós-natal.

Presidente - Interno ao Programa - 1676367 - ALEXANDRE HIROAKI KIHARA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1771857 - CARLOS ALBERTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1669152 - DANIEL CARNEIRO CARRETTIERO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GUILHERME SHIGUETO VILAR HIGA - USP