PPGBIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/bis

Banca de DEFESA: MARIA CATHARINA MENDES FENUCHI

DISCENTE : MARIA CATHARINA MENDES FENUCHI
DATA : 06/10/2023
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

ESTUDO DA SUPEREXPRESSÃO DO IGF-1 SOBRE O TROFISMO E A EXPRESSÃO DE GENES DO METABOLISMO DE CÉLULAS MUSCULARES DO TIPO II (L6)

A hipertrofia é um processo adaptativo que resulta no aumento da área de secção transversa da fibra muscular. Esse processo envolve diversos fatores como: fatores de crescimento, hormônios, sistema imunológico, célula satélite, entre outros. O IGF-1 é um importante regulador da massa muscular por meio da interação com um receptor específico (IGF-1R), induzindo estimulação da síntese proteica e inibição da degradação proteica, por meio de vias de sinalização intracelular (Akt/mTOR; calcineurina/NFAT; MAPKs e controle da miostatina). Sabe-se que a resistência periférica à insulina precede o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 (DMT2), e uma das causas de seu desenvolvimento é a redução do tecido muscular, reduzindo a translocação do transportador de glicose 4 (GLUT4), e o aumento do tecido adiposo, elevando os níveis de citocinas inflamatórias e o acúmulo de gordura nos miócitos, sendo este desbalanço já estabelecido em literatura como obesidade sarcopênica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo estudar a superexpressão do IGF-1 através da construção de uma ferramenta lentiviral controlada pelo sistema TET-ON e avaliar os genes do metabolismo em células musculares L6, fibras tipo II de metabolismo glicolítico, derivadas de músculo de rato. Células L6 foram submetidas ao processo de transfecção para o estabelecimento da linhagem contendo a ferramenta lentiviral (L6-TG). A linhagem L6-TG foi submetida ao tratamento com doxiciclina para ativar o sistema TET-On e superexpressar o IGF-1. As amostras obtidas deste ensaio foram avaliadas qualitativamente por análise morfológica e quantitativamente por RT-qPCR. Como resultado, a ativação do sistema TET-On promoveu a superexpressão do IGF-1, demonstrando eficiência na construção da ferramenta, e sugerindo a hipertrofia em células L6-TG. No entanto, os dados obtidos por RT-qPCR ainda não foram capazes de demonstrar esse processo hipertrófico. Em conclusão, do ponto de vista qualitativo, a superexpressão do IGF-1 em células L6-TG parece promover a hipertrofia, mas ainda não foi possível demonstrar quantitativamente os mesmos resultados, se fazendo necessário outros métodos de avaliação.

Presidente - Interno ao Programa - 1653932 - MARCELO AUGUSTO CHRISTOFFOLETE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1227329 - CESAR AUGUSTO JOAO RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1600878 - ARNALDO RODRIGUES DOS SANTOS JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1672728 - ANA CAROLINA SANTOS DE SOUZA GALVAO